Prefeitura de Nova Odessa promove nesta sexta-feira a 1ª Feira ExpoAfro celebrando a cultura negra

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Diretoria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Nova Odessa promove nesta sexta-feira (26/11) a 1ª ExpoAfro – Feira Especial de Arte e Cultura. O evento acontece no entorno do palco da Praça Central José Gazzetta, a partir das 19h, e é aberto a toda a população. O objetivo é homenagear a cultura afro-brasileira presente na cidade e dar visibilidade aos artistas negros locais, com apresentações de capoeira, shows de rap e pagode, poesia, exposições de artes e artesanato afro e gastronomia.

Durante o evento, artistas – entre artesãos e grafiteiros – vão expor e comercializar peças, entre elas artigos de artesanato em madeira, biojoias, moda afro-brasileira, turbantes, bonecas de pano e desenhos e caricaturas e etc.

Pratos como acarajé, salgados, pastéis e outros serão parte da gastronomia típica comercializada no local. Com a retomada gradual dos eventos, o uso de máscaras segue sendo obrigatório em Nova Odessa, e o evento seguirá respeitando as medidas de distanciamento social, exceto no momento do consumo de gêneros alimentícios.

Cadu Pinnotti Jr, responsável pela Diretoria de Cultura e Turismo, comentou sobre a importância do evento na cidade. “É necessário que haja da nossa parte meios de combatermos o racismo estrutural, que ainda é tão presente em nossa sociedade. E é através de datas como a da Consciência Negra que temos oportunidade para discutir a história do povo negro em nosso país e buscarmos novas alternativas para extinguir o preconceito relembrando sempre que racismo é crime”, disse.

Uma das exposições será um ensaio fotográfico com o nome Projeto Dandara, do fotógrafo novaodessense Jonas Souza, dedicado exclusivamente às mulheres negras, que estreou no Dia da Consciência Negra e reflete a força, a beleza e o empoderamento delas.

PROGRAMAÇÃO

O palco da praça central será comandado por artistas negros de Nova Odessa e região. A ExpoAfro será aberta com a apresentação de capoeira, seguida de pagode, rap e poesia:

19h: Capoeira – Grupo Mestrando Pacato

19h40: Pagode – Grupo Blackout

20h30: Rap e Poesia – Carlão D’us Dreads, MC M Vini, 2ª Ideologia e Ressurreição

CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo o território nacional no dia 20 de novembro. A escolha da data homenageia a morte do líder negro Zumbi dos Palmares, que lutou na linha de frente contra a escravidão no Brasil.

O mês de novembro é referência para debates e discussões de igualdade racial, celebrando também a liberdade e o orgulho da identidade negra brasileira, sempre com foco na participação da cidadania nas discussões étnico-raciais.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *