Professores criam projeto de livretos para popularizar a Filosofia

Exemplares virtuais tratam da vida e obra de grandes filósofos da humanidade  

Os docentes do Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), Eduardo Augusto Souza Cunha e Faissal Ghazi Tannoukhy desenvolveram um trabalho entre os alunos de 7º e 8º ano do Ensino Fundamental que envolvia um debate interdisciplinar entre História e Filosofia.

A partir das aulas sobre Absolutismo e Iluminismo, os professores orientaram que os alunos criassem livretos virtuais, contando o que os jovens compreenderam sobre as ideias de alguns dos grandes filósofos daquele período histórico.

Os volumes, além da linguagem acessível, contam com arquivos de vídeo e áudio, além do texto e imagens e tratam das obras de Thomas Hobbes, Jean Bodin, Jacques Boussuet, Nicolau Maquiavel, Étienne de la Boétie, entre outros.

De acordo com o professor Eduardo Augusto Souza Cunha, dentro de um conjunto de nomes listados, os alunos escolheram, levando em consideração o contexto histórico e as várias correntes filosóficas. “Pretendemos quebrar a ideia de que a Filosofia é só para os grandes pensadores e para uma elite intelectual. Ela está presente no que pensamos no dia a dia”, explica.

Faissal Ghazi Tannoukhy esclarece que os livros tornam o pensamento filosófico mais democrático e menos abstrato, próximo a realidade de todas as pessoas. “É uma maneira de criar entre os alunos uma paixão pelo pensar, para que comecem a questionar a realidade em que estão inseridos, saindo assim do senso comum”, frisa. 

Os links são públicos e abertos para todos os interessados em saber mais sobre a Filosofia. São eles:

Thomas Hobbes:

Jean Bodin:

Jacques Boussuet:

Nicolau Maquiavel:

Étienne de la Boétie:

Luz, a voz da Razão:

Teóricos do Iluminismo:

Filósofos Iluministas:

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *