Projeto Escritores de Hortolândia lança livro de autora adolescente

Prefeitura realiza lançamento da obra “O que a música uniu, o tempo não separa”, de Mariana de Souza Santos, nesta quinta-feira (11/04), às 19h

Engana-se quem pensa que a atual geração de adolescentes não gosta de ler nem de escrever e só querem saber de postar conteúdos em redes sociais e aplicativos como Instagram e TikTok. Mesmo com toda a atual tecnologia digital, a literatura ainda consegue encantar o público jovem. Uma prova disso é a estudante Mariana de Souza Santos, de 16 anos. Ela é uma jovem autora que vai lançar o seu primeiro livro, “O que a música uniu, o tempo não separa”, pelo projeto Escritores de Hortolândia, promovido pela Prefeitura. O evento de lançamento acontece nesta quinta-feira (11/04), às 19h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda.

Mariana conta que a ideia para escrever o livro surgiu há dois anos, quando leu o romance infantojuvenil “Mil beijos de garoto”, da escritora britânica Tillie Cole. “Eu me inspirei no livro para escrever uma história parecida, que é sobre dois jovens. Eles são vizinhos e acabam se apaixonando”, relata a jovem.

A adolescente concluiu sua obra em torno de seis meses, escrita com caneta e papel. Por conta própria, Mariana publicou o livro na plataforma online Clube dos Autores. Agora, por meio do projeto da Prefeitura, ela lança a segunda edição do livro.

Aos jovens que, como ela, também pensam em escrever e lançar um livro, Mariana dá a dica. “Corram atrás e não desistam do seu sonho”, diz enfática a garota. Ao contrário do que o senso comum diz, que adolescente não gosta de ler e escrever, a jovem autora ressalta a importância da leitura. “Ler ajuda muito na formação e abre portas para outros conhecimentos”, ressalta.

ESCRITORES DE HORTOLÂNDIA

O projeto “Escritores de Hortolândia” é uma iniciativa da Prefeitura para apoiar o trabalho de autores da cidade. O projeto é uma das ações que integra o PVAL (Plano de Valorização do Artista Local), lançado pela Secretaria de Cultura em dezembro de 2023. Por sua vez, o PVAL integra o Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura.

Escritores de Hortolândia que, porventura, queiram contar com o apoio da Prefeitura para lançar seus livros, podem solicitá-lo por meio do site Mapa da Cultura, da Secretaria de Cultura. No site, os escritores devem preencher um formulário on-line, disponível por meio deste LINK. A solicitação de apoio será avaliada pela Secretaria de Cultura.

O primeiro lançamento realizado, em fevereiro deste ano, pelo projeto foi o do livro “Poesias de Isabela”. Já em março, o projeto fez o lançamento da obra “Amores Cósmicos”, da jovem Amanda Sales, de 18 anos.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *