Referência em cursos técnicos, o Centro Profissional Dom Bosco comemora 50 anos de fundação

Obra social da Escola Salesiana São José já formou cerca de seis mil jovens carentes

A possibilidade de rápida inserção no mercado de trabalho é o que faz dos cursos técnicos uma ótima opção para quem deseja investir na educação. Com formação média de dois anos, as especializações técnicas são uma oportunidade para os alunos que desejam um diferencial num cenário tão competitivo. 

Referência em cursos técnicos na cidade de Campinas, o Centro Profissional Dom Bosco (CPDB), obra social da Escola Salesiana São José, já formou cerca de seis mil jovens carentes, através de seus cursos técnicos de nível médio, inteiramente gratuitos, nas áreas de: Eletroeletrônica, Fabricação Mecânica e Informática.

Esse ano, a instituição está comemorando 50 anos de fundação, sempre atendendo uma parcela mais vulnerável da população. “Além da formação técnica, o CPDB pôde contribuir ao longo dos anos, com profissionais altamente qualificados embutidos de valores éticos, sendo protagonistas em seu processo de aprendizagem”, enfatiza o coordenador do CPDB, Rafael Belletti.

Para celebrar seus 50 anos, o Centro Profissional Dom Bosco realizará uma programação bastante diversificada para toda comunidade de Campinas. No próximo dia 19 de março, às 18h, será celebrada uma Missa de Ação de Graças, na Capela São José.

No dia 25 de maio acontece o lançamento do livro “Memórias de Um Pequeno Gigante”, que conta a história do salesiano, Alcides Venturi, que dedicou grande parte da sua vida ao Centro Profissional Dom Bosco. Será uma noite de autógrafos, com os autores: Maria Amália de Oliveira Castro e Antonio Carlos Miranda, às 19h30, no Auditório Artemides Zatti.

O CPDB também acaba de lançar seu selo comemorativo de 50 anos eestá realizando uma campanha nas redes sociais (Facebook e Instagram @escolasalesianasoajose) intitulada “50 Anos de Histórias para Contar”, com depoimentos de ex-alunos contando suas histórias de superação, após terem feito os cursos no CPDB.

Com um corpo docente altamente qualificado, reunindo professores especializados, o CPDB oferece laboratórios de informática, laboratórios de eletro eletrônica, pneumática, oficinas mecânicas com tornos e equipamentos de usinagem, além de toda a estrutura física da Escola Salesiana São José (salão de jogos, ginásio poliesportivo, etc.).

O coordenador do CPDB destaca que os alunos participam de diversos eventos, como o Seminário de Empregabilidade e de vários projetos, como o Bosco Game, com jogos para celulares desenvolvidos pelos próprios estudantes; além de palestras de orientação educacional, com vivencias sobre o comportamento no ambiente de trabalho. “Vale destacar a mostra interna realizada anualmente no CPDB para exposição dos trabalhos de conclusão dos cursos, com apresentação dos protótipos de projetos: aplicativos, sites e tudo que envolva inteligência artificial”, observa Belletti.

Os alunos do CPDB participam também de feiras e desde 2011 estão se destacando nas principais mostras científicas do Brasil. Só em 2021 totalizaram 10 premiações na BRAGANTEC, FeNaDante, 3M e FEBRACE. “Muitos de nossos ex-alunos já são donos de suas próprias empresas e diversas organizações buscam no CPDB, mão de obra qualificada”, comemora Rafael Belletti, lembrando que o Processo Seletivo do CPDB, com bolsas gratuitas, acontece sempre no mês de agosto. Para participar o candidato deverá estar cursando o Ensino Médio, ter idade máxima de 17 anos e apresentar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio.

Os cursos do CPDB têm duração de dois anos e são oferecidos no período da manhã e da tarde. Todos incluem gratuitamente suporte ao aluno com: material didático, camiseta do uniforme, equipamento de proteção individual (EPI) e vale-transporte escolar.

Celebração dos 50 anos do Centro Profissional Dom Bosco 

19/3: Missa de Ação de Graças, às 18h, na Capela São José.25/5: Noite de Autógrafos e Lançamento do livro “Memórias de Um Pequeno Gigante”,         às19h30, no Auditório Artemides Zatti.Local: Escola Salesiana São José, à Av. Almeida Garret, 267, Jardim Nossa Sra.         Auxiliadora, Campinas, SP. Já nas redes sociais @escolasalesianasoajose: Campanha comemorativa intitulada “50 Anos de Histórias para Contar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.