Saiba como evitar o entupimento de pias, vasos e ralos na sua residência

As causas mais recorrentes são a queda de objetos e acúmulo de cabelos, gordura e restos de alimentos

O entupimento da tubulação de esgoto é algo mais comum do que se imagina. E neste momento em que as pessoas estão mais tempo dentro de casa e utilizam com maior frequência os itens e equipamentos ligados à rede hidráulica, as ocorrências aumentam. Um fator de atenção é que a rede de coleta de esgotos brasileira foi projetada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólidos. Diante disso, qualquer item descartado indevidamente pode resultar na obstrução de uma tubulação.

Segundo Camilla Irion, gerente do Reppara!, plano de assinatura para serviços residenciais do Grupo Porto Seguro, o entupimento de tubulações, em geral, é provocado pelo próprio usuário, quando há a entrada de algum objeto por acidente no sistema ou mau uso. “Nos acionamentos do Reppara!, uma das causas mais recorrentes é a queda de objetos nos ralos e vasos sanitários, além do acúmulo de cabelos, gordura e restos de alimentos” aponta. “Os nossos prestadores também percebem que as pessoas costumam jogar cotonetes, fios dentais, papeis higiênicos, entre outros objetos pelo vaso sanitário”, comenta.

Já quando há o entupimento, um dos principais erros é fazer a introdução de arame ou qualquer objeto na tubulação. “Temos casos onde o utensílio ficou preso, ou até mesmo rompeu o encanamento” explica. Também não é recomendado o uso de substâncias abrasivas, como soda cáustica ou similares. “Esses produtos, além de corroer o material do encanamento, são altamente poluentes e nocivos para quem tiver contato”, orienta.

Para o correto desentupimento, é necessário desligar a fonte de água que sai pelo sistema. Após interromper o uso da tubulação entupida, o recomendado é chamar um profissional especialista, que estará preparado com o equipamento de proteção individual (EPI) para fazer a desobstrução. “Algumas tubulações podem estar contaminadas e causar doenças a quem tiver contato sem a devida proteção”, conclui.

Para evitar o entupimento, a gerente dá algumas dicas de acordo com cada ambiente da residência:

Banheiro – A recomendação é conferir se os ralos do banheiro estão com suas tampas fixas, para que os resíduos que estão no piso não entrem no ralo. Recolher os cabelos e dispensar no lixo também evita que eles entrem na tubulação e criem uma espécie de teia retendo gordura corporal e maiores dejetos. Quanto aos sachês odorizadores, geralmente utilizados, não são recomendados nos vasos sanitários, assim como jogar papel higiênico ou qualquer outro objeto.

Cozinha – Nas pias da cozinha a recomendação é utilizar ralos funcionais, que evitam a passagem de qualquer partícula durante a lavagem da louça. Mesmo assim, é importante remover todos os restos de comida e gordura da louça antes de lavar. Outro ponto de atenção é não jogar óleo no ralo, pois mesmo que diluído, ele tem alta contaminação.

Tanques – Evite deixar qualquer objeto dentro do tanque ao dispensar a água. A vazão do tanque tem velocidade suficiente para levar um pano para a tubulação em questão de segundos.

Sobre o Reppara!

O Reppara! foi criado pensando nas pessoas que não tem acesso aos serviços da Porto Seguro pelas apólices de seguro. A partir de R$19,90, o cliente tem acesso a um serviço todo mês, como o de desentupimento, além de outros atendimentos como chaveiro, consertos hidráulicos, elétricos e conserto de eletrodomésticos, todos à disposição 24 horas por dia, sete dias por semana. Nesse período de pandemia, os assinantes podem acionar os serviços oferecidos sem carência na primeira utilização. Para saber mais sobre o Reppara! e os planos disponíveis, acesse: www.reppara.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *