Saúde da Prefeitura de Nova Odessa promove evento para profissionais no Dia do Idoso

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa promoveu na manhã da última sexta-feira (1º/10) um evento alusivo ao Dia do Idoso: uma palestra intitulada “Ativismo na Longevidade” voltada para profissionais de Saúde e parceiros, incluindo de outras secretarias e entidades. Cerca de 40 pessoas participaram doe encontro. A palestra foi ministrada por Sara Sales, de Americana, que é psicóloga e mestre em Gerontologia com Selo Internacional dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

Os trabalhos foram abertos pela secretária de Saúde da cidade, Sheila Moraes, que falou da importância de se desenvolver ações junto a este segmento da sociedade, “pois são muito ativos”. A secretária citou, inclusive, que na própria Secretaria Municipal de Saúde há muitos profissionais com mais de 60 anos, e que “é preciso ter um olhar diferenciado para atendê-los bem”.

O secretário municipal de Esportes, Cultura e Turismo, Thiago Gentil, também esteva presente e falou sobre os trabalhos feitos em parcerias com várias pastas do Município para atingir o maior número de pessoas. “Esporte é vida e ajuda na prevenção de doenças”, lembrou.

O Dia do Idoso é comemorado mundialmente, e o tema deste ano foi a Inclusão Digital e Tecnologia. A palestrante comentou que existe uma carência muito grande nas iniciativas de inclusão digital dos idosos, e que por isso “todos os olhares estão se voltando para este segmento, que tem crescido significativamente”.

Em 1950, eram 2,6 milhões de pessoas com mais de 60 anos no Brasil, em 2020 o número saltou para 29,9 milhões e a projeção para 2100 é de 72,4 milhões.

Sara tem vários projetos para este grupo. Alguns deles são o “Cuidando da Gente 60+”, o “Adote um Vozinho” (desenvolvido em época de festas de fim de ano), os “cafés solidários” em ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) e o “Meu Último Desejo”. As pessoas também podem seguir os trabalhos dela pelo Instagram, nos endereços @silverocean60+ e @vidasidosasimportam.br.

O teor da palestra incluir temas como viver o envelhecimento ativo, com alegria, com energia, com vontade de viver. “A longevidade permite dobrar a expectativa de vida”, afirmou Sara. “O envelhecimento ativo foi introduzido pela OMS em 2002. Trata-se de um processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem”, acrescentou.

“O idoso de hoje trabalha, se expõe, fala, se expressa, se exercita, é um idoso que cuida (dos netos), é festivo, se socializa e se atualiza. Todos nós precisamos nos sentir úteis. O envelhecimento ativo é saudável, temos que nos atentar que os idosos estão presentes no dia a dia”, frisou a especialista.

De acordo com a palestrante, “não há como viver o envelhecimento ativo e não ser feliz”. “O humor é necessário para se envelhecer bem. Quem se prepara para o envelhecimento? Todos deveriam se preparar, essa é a resposta. É preciso se organizar para o envelhecimento.”

“Contribuímos com a vida, impactamos na vida do outro. Às vezes, escutamos de alguns profissionais: ‘cuido como se fosse minha mãe ou meu pai’. Esse tipo de cuidar vai além da técnica. Muitos agem desta forma e estão de parabéns. Isso faz o trabalho ser diferenciado”, concluiu Sara Sales.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *