Saúde mental: O desafio dos síndicos na gestão condominial

Café com Síndico retorna a Americana com palestra exclusiva com especialista no assunto

Um ranking mundial divulgado, recentemente, pela Sapien Labs mostra que os brasileiros estão entre os que mais relatam sentir estresse e dificuldades com a saúde mental. No total dos 71 países, o Brasil está na quarta pior posição, com nota 53 de um total de 110, o que deixa o país empatado com o Tajiquistão. A qualidade da saúde mental do Brasil só não é pior que na África do Sul, no Reino Unido e no Uzbequistão. Na outra extremidade do ranking, estão a República Dominicana, o Sri Lanka e a Tanzânia.

E os dados alarmantes estão em todos os setores do dia a dia, e dentre os atingidos estão as pessoas que ocupam cargos de gestão, como os síndicos que diariamente precisam saber como lidar com os anseios e exigências dos moradores, colaboradores, prestadores de serviços e fornecedores do condomínio sem perder o equilíbrio.

“Síndico, você sabe quais são os vilões da sua saúde mental? Você sabe como lidar com isso? Se você está buscando respostas para essas perguntas, temos ótimas notícias para você: uma incrível palestra ministrada pelo psicólogo Luciano Toledo”, anuncia Rafael Vieira, diretor do Café com Síndico, evento que vai acontecer pela segunda vez e Americana no dia 11 de abril, na Villa São Vito, a partir das 16h30.

Graduado e pós-graduado em Psicologia, Luciano Toledo possui 12 anos de experiência na área e mais de 1.300 alunos por meios digitais em 36 países. No Café com Síndico, ele abordará métodos eficazes de controle emocional, prevenção do estresse e gerenciamento da instabilidade emocional do dia a dia.

O evento do dia 11, em Americana, contará com a participação de várias empresas exibindo diversos produtos e serviços para condomínios, um Café da tarde Gourmet cortesia para os participantes, sorteios de vários prêmios pelos expositores e um grande sorteio de R$ 1.000,00 patrocinado pelo Café com Síndico.

“Tudo isso é 100% gratuito para síndicos, subsíndicos, zeladores, porteiros, conselheiros e presidentes de associações”, avisa a administradora de empresas Luciana Remondi, diretora do Café com Síndico, maior evento itinerante do setor de condomínios do estado de São Paulo. Para participar é necessário inscrever-se no link https://cafecomsindico.com/eventos.

NUTRINDO A SAÚDE MENTAL NA GESTÃO DE CONDOMÍNIOS

Na palestra, o psicólogo Luciano Toledo vai abordar várias questões e aspectos ligados à saúde mental para uma melhor atuação como gestor de condomínios. Na correria da administração de um condomínio, os síndicos frequentemente enfrentam desafios invisíveis que afetam seu bem-estar mental. “Vamos explorar os adversários comuns que os síndicos encontram em suas responsabilidades diárias e buscar estratégias para mitigá-los”, pontua Luciano.

O especialista explica que o estresse espreita a cada esquina para os síndicos. Desde lidar com reclamações dos moradores até supervisionar problemas de manutenção, as responsabilidades podem ser avassaladoras. Compreender os gatilhos que exacerbam o estresse é o primeiro passo para um gerenciamento eficaz do estresse.

“A montanha-russa emocional da administração de condomínios pode deixar os síndicos se sentindo exauridos e esgotados. Aprender técnicas para manter a estabilidade emocional diante de situações desafiadoras é crucial para o bem-estar a longo prazo”, orienta o palestrante.

ESTRATÉGIAS PARA UMA GESTÃO EFETIVA DE CONDOMÍNIOS

O psicólogo defende que a comunicação eficaz é a base da gestão bem-sucedida de condomínios. “Descubra estratégias para promover canais de comunicação abertos entre síndicos e moradores, promovendo transparência e confiança. Conflitos são inevitáveis em espaços de convivência comunitária. Explore abordagens proativas para a resolução de conflitos que capacitam os síndicos a abordar questões de forma rápida e amigável, promovendo dinâmicas comunitárias harmoniosas.”

No meio das demandas da administração do condomínio, os síndicos frequentemente negligenciam seu próprio bem-estar. “Explore estratégias práticas de autocuidado que os síndicos podem integrar em sua rotina diária para nutrir a saúde física e mental”, aconselha.

Luciano Toledo observa que a resiliência é o antídoto para a adversidade. “Descubra técnicas de construção de resiliência que capacitam os síndicos a navegar pelos desafios com graça e determinação, promovendo uma mentalidade de liderança resiliente.”

SERVIÇO

Café com Síndico de Americana

Data: 11 de abril

Local: Villa São Vito  

Endereço: Rua São Paulo, 310 – Jardim São Vito, Americana-SP

Horário: a partir das 16h30

ENTRADA GRATUITA para síndicos, subsíndicos, conselheiros, zeladores, porteiros, tesoureiros, presidentes de associações residenciais, gerentes e gestores prediais.

INSCRIÇÕES ATRAVÉS DO LINK:

https://cafecomsindico.com/eventos

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *