Setor de eventos amplia participação na geração de empregos no Brasil

Levantamento da Abrape indica crescimento de 55,8% a mais de contratações no ano passado, com movimento de elevação também em 2024

Com dados do IBGE e do Ministério do Trabalho e Previdência, levantamento da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) revela que o setor de eventos foi responsável por 55,8% a mais de contratações em 2023 na comparação com o ano anterior, superando segmentos como construção civil e serviços. Em 2024, as perspectivas na geração de empregos também são de crescimento.

No acumulado entre janeiro e novembro de 2023, o estudo da Abrape indica que o desempenho do setor de eventos na geração de empregos foi superior ao de serviços (-21,7%) e construção civil (-12,5%), que registram decréscimo.

Com indicativos de crescimento no número de contratações em 2024, o Complexo Expo D. Pedro, um dos maiores espaços multiuso do interior de São Paulo, inicia o ano com o dobro de eventos agendados em relação a 2023. “Até dezembro, teremos muitas feiras e outros grandes eventos, que chegam a ter 500 pessoas no staff”, afirma Marceli Oliveira, superintendente do Complexo.

Cada feira ou evento de grande porte no Expo D. Pedro demanda uma infraestrutura robusta para ser realizada. “Comunicação e serviços de audiovisual são apenas dois itens em uma lista extensa da cadeia que inclui montagem de estruturas, buffet, decoração, profissionais para as ações operacionais, entre outras necessidades”, enumera a superintendente.

Os eventos agendados no Complexo sinalizam uma retomada econômica, mas segundo Marceli Oliveira, não deixam de surpreender por igualarem o número registrado antes da pandemia. “A cadeia vinculada ao setor em 2024 vai responder por um grande volume de negócios. E a geração de empregos diretos e indiretos, sem dúvida, é a boa notícia neste movimento”, finaliza.

O Complexo

Um dos maiores espaços multiuso para eventos do interior de São Paulo, o Expo D. Pedro, localizado em Campinas (SP), tem estrutura planejada para feiras, reuniões corporativas, religiosas, formaturas, palestras, congressos e shows. O Complexo também ampliou sua atuação para a realização de casamentos.

Os espaços modulares no Centro de Convenções se adaptam a eventos de pequeno, médio e grande portes. O Centro de Exposições tem 7 mil m2 de área totalmente horizontal.

A versatilidade do espaço, a segurança, a localização no Parque D. Pedro Shopping e a comodidade de acesso pela Rodovia D. Pedro I, são grandes atrativos do Complexo.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *