Última Campanha ‘Doe Sangue, Salve Vidas’ do Lions em 2021 coleta 67 bolsas em Nova Odessa

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

A última edição da Campanha “Doe Sangue, Salve Vidas” de Nova Odessa em 2021 arrecadou 67 bolsas na manhã de sábado (11/12), nas dependências da ETEC (Escola Técnica Estadual) do Jardim Alvorada. Ao todo, compareceram 81 candidatos, mas onze não estavam aptos para doação naquele momento. Desse total, 20 pessoas atenderam à “convocação” feita pelos organizadores e doaram pela primeira vez.

As campanhas têm conquistado novos doadores neste segundo ano da pandemia, ou seja, aqueles que estão participando pela primeira vez. Em agosto (na 3ª edição), 34 pessoas doaram pela primeira vez. A segunda edição, em maio, atraiu 23 doadores de “primeira viagem’” e na primeira edição, realizada em fevereiro, foram 26 as pessoas doando pela primeira vez.

As coletas periódicas têm como objetivo repor os baixos estoques de sangue do Hemocentro, que cede bolsas para os pacientes do próprio município e de dezenas de outras cidades da região. Desde o ano passado, as campanhas de arrecadação em prol do Hemocentro têm importância ainda maior, porque a pandemia de Covid-19 reduziu os estoques dos hemocentros brasileiros em geral em até 50%.

A campanha é promovida pelo Lions Clube, em parceria com o Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e com as Secretarias de Saúde e de Educação da Prefeitura de Nova Odessa, com apoio da Polícia Militar e Ação Social Família Silva.

No balanço total do ano de 2021, as quatro edições somaram 309 bolsas coletadas – além de um número significativo de pessoas que estão se conscientizando sobre a importância de ser um doador: 103 moradores iniciaram a doação.

“Em nome do Lions Clube, só tenho a agradecer mais uma vez a população de Nova Odessa que atendeu ao apelo do Hemocentro, comparecendo para nos ajudar nessa causa tão nobre, porque há muita gente carecendo de doação. Muitas vidas poderão ser salvas com essas 67 bolsas doadas. Todos os envolvidos estão de parabéns: direção da ETEC, que nos cedeu o espaço; equipe que trabalhou e à Secretaria da Saúde da Prefeitura de Nova Odessa, especialmente aos doadores que a cada edição têm compreendido a importância de ser um doador”, agradeceu o presidente do LC Nova Odessa, Olair dos Santos.

Apoiador da causa, o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, também comemorou a boa adesão da população em 2021. “Uma bolsa de sangue salva até quatro vidas, então doar é sempre um ato de amor ao próximo, principalmente durante a pandemia de Covid-19, que reduziu os estoques dos hemocentros. O povo da nossa cidade continua se solidarizando e mais uma vez a campanha conseguiu um bom resultado”, disse.

“A campanha prossegue em 2022. Se deseja ser um doador de sangue, fique atento às quatro datas anuais, verifique os requisitos e faça uma boa ação, ajudando a salvar vidas”, completou Leitinho.

SAIBA MAIS

Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 18 e 69 anos – mas são aceitos candidatos a partir dos 16 anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal. O doador deve pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos seis horas. Não é necessário estar em jejum. É importante que o doador esteja em boas condições de saúde.

Os doadores ganham um exame completo de sangue, que é enviado posteriormente através de uma carta. São realizados os seguintes exames de triagem no sangue doado: Aids, Sífilis, Hepatite, Chagas, formas raras de hemoglobina, grupos sanguíneos e fator RH.

As pessoas não podem ter sintomas gripais e respiratórios ou febre. Serão dispensados os doadores que estiveram em viagem internacional nos últimos 30 dias. Pede-se para não levar acompanhantes, somente se for extremamente necessário.

Também é possível, ao doar sangue, pedir para ser cadastrado no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Isto porque os Hemocentros Regionais, mais conhecidos como “Bancos de Sangue”, são os responsáveis por cadastrar os interessados em se tornar doadores de medula óssea. Os dados são agrupados em um registro único e nacional. Informações pelo telefone 0800 722-8432.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *