Acontece neste sábado o 15º Plantão Psicológico AGAP gratuito deste ano da Saúde de Nova Odessa

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

Acontece neste sábado (06/11), novamente no Ambulatório de Especialidades Médicas da Avenida João Pessoa. situado ao lado do Hospital e Maternidade Municipal, o 15º Plantão Psicológico AGAP (Acolhimento Genuíno de Atenção Psicológica) deste ano em Nova Odessa. Gratuito e sem necessidade de agendamento, o atendimento vai das 8h às 12h, para todos que sentem que precisam conversar com um profissional da área, de qualquer idade.

Na última edição realizada em 22/10, foram atendidas nove pessoas, de diversas faixas etárias, totalizando 286 pessoas e seus familiares atendidos no total nas quatorze edições deste ano do programa. O projeto é uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, com profissionais voluntários a área da cidade.

“O principal objetivo do atendimento de Plantão é promover a saúde da população de maneira integral, em uma visão holística compartilhada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) que considera saúde como um estado normal de bem-estar físico, psicológico e social”, explicou a psicóloga clínica Marlei Cunha, idealizadora do projeto ao lado da jornalista Marineuza Lira.

Como acontece desde o início do ano, a ação de acolhimento é feita por uma equipe de profissionais composta por psicólogos, enfermeiras, médicos e estagiários de Psicologia da Rede Básica de Saúde. O projeto também tem o apoio dos alunos do último ano de Psicologia da faculdade Unisal de Americana.

“O atendimento de Plantão se adequa a um novo contexto em que a Psicologia se insere atualmente, pois trabalha as demandas urgentes e imediatas trazidas pelo paciente no momento de sua dor. O Plantão Psicológico é pensado e praticado, basicamente, como um modo de acolher e responder a demanda por ajuda psicológica. Isso significa colocar à disposição da pessoa que o procura, um tempo e um espaço de escuta aberto à diversidade e à pluralidade destas demandas”, finalizou Marlei.

PLANTÕES

O atendimento com os psicólogos do Plantão AGAP são gratuitos e sem necessidade de agendamento. A campanha é desenvolvida pela Saúde da Prefeitura através da parceria dos profissionais da cidade. Segundo a Secretaria de Saúde, o foco do programa é atender, sempre respeitando todas as normas sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19, as pessoas em situação de crise, reduzir o sofrimento dos cidadãos e, assim, diminuir a demanda em outras áreas – inclusive na própria Rede Municipal.

Os plantões são realizados quinzenalmente, aos sábados, no Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas, que fica no Bosque dos Cedros, ao lado do Hospital e Maternidade Municipal, que passa por reformas atualmente. A próxima edição, portanto, acontece no próximo dia 20/11.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *