Alunas do Sesi Campinas são premiadas na Febrat 2021

Projeto Bilinguismo ficou em primeiro lugar na categoria D do ensino médio técnico 

O projeto “Bilinguismo: aplicativo assistivo para comunicação efetiva da Libras” ficou em primeiro lugar na categoria D do ensino médio técnico da 9ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas – 9ª Febrat. O anúncio aconteceu no dia 27 de outubro. A equipe recebeu também a menção honrosa pela melhor apresentação em vídeo. 

Desenvolvido na disciplina de Língua Portuguesa, o trabalho foi realizado pelas alunas da Escola Sesi Amoreiras, Livia Yasmim Araújo (3ºB), Vanessa Mendes Vieira da Silva (3ºB), e Larissa Matuo de Oliveira, do (3ºC) sob a orientação da Professora de Português, Débora Venâncio Claudino.  

A ideia do projeto surgiu a partir do questionamento sobre todos os públicos estarem inseridos na sociedade que é movida pela comunicação e a informação. No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas tem deficiência auditiva e 2,7 milhões de pessoas não escutam nada, segundo dados do IBGE.  

O aplicativo trabalha como tradutor de Libras, facilitando a interação para as pessoas com deficiência auditiva, com tradução em tempo real e transcrição de áudio para texto, tradução por imagem e o minidicionário de libras. “Buscamos caminhos para uma sociedade bilíngue e acessível para nós ouvintes e para os não ouvintes, buscando então, uma comunicação efetiva entre as duas partes”, destaca a aluna Vanessa, no vídeo de apresentação do projeto.  

Sobre a Febrat 

A IX Febrat é uma feira científica que promove a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por estudantes da Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica sob a orientação de professores das diferentes áreas de conhecimento. A feira é realizada pelo Centro Pedagógico da UFMG, Museu Itinerante Ponto UFMG e pelo Instituto Brasileiro de Cultura Científica. 

Em 2021 a feira ocorreu em plataforma virtual na qual os trabalhos foram apresentados por sessão. As conferências e oficinas foram realizadas por meio de plataformas virtuais de streaming de vídeos. 

Outros prêmios 

O projeto “Bilinguismo: aplicativo assistivo para comunicação efetiva da Libras” ficou em 2º lugar na 3ª FeNaDante, do Colégio Dante Alighieri, e está na final da 9ª Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M. 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *