‘Casa da Bailarina’ oferece aulas de balé online para crianças

A iniciativa é promovida pela Lona das Artes em parceria com a Prefeitura de Hortolândia (SP)

O circo social, Lona das Artes, lança o seu mais novo projeto: a Casa da Bailarina. A iniciativa consiste no ensino das principais técnicas de balé para crianças de 3 a 6 anos, por meio de conteúdos digitais. Toda coprodução das videoaulas ficou a cargo da Lona das Artes. O conteúdo foi lançado em outubro, com dez vídeos disponíveis no YouTube, graças aos subsídios da Lei Federal Aldir Blanc e à parceria com a prefeitura de Hortolândia (SP).

“Essa ideia surgiu durante a pandemia, como forma de não interromper as aulas. No entanto, tivemos um retorno tão positivo, que decidimos investir no projeto. Inclusive, já estamos desenvolvendo novos vídeos para divulgarmos em 2022”, explicou a bailarina e professora responsável pelas aulas na Lona das Artes e na Casa da Bailarina, Sarah Velloso.

Além de funcionar como um complemento às aulas presenciais, os conteúdos online também são uma porta de entrada para as crianças que desejam aprender o balé. Afinal, os vídeos são didáticos e englobam desde o estímulo ao foco, à disciplina e à concentração, por meio de jogos educativos, até o ensino das habilidades de dança, como posições de pés, saltos, giros, transferência de peso, dentre outras técnicas.

Divididas em níveis de dificuldade, as aulas são temáticas e exploram a linguagem infantil. O objetivo é manter os pequenos conectados, como se eles e a professora estivessem juntos fisicamente.

Aliás, segundo Sarah, as aulas online vêm impulsionando o interesse de novos alunos pelo formato presencial. “Os pais relatam o entusiasmo dos filhos assistindo aos vídeos, o que aumentou a procura pelas aulas presenciais de balé na Lona das Artes”, destacou.  

A profissional é professora de balé há 10 anos no Lona das Artes e possui certificação pela Royal Academy of Dance, uma das mais influentes organizações de dança do mundo.

Os vídeos da Casa da Bailarina estão disponíveis no canal BalePiruetta: https://www.youtube.com/channel/UCQFrDYNYJ3Bu2Zief1vPSdg/featured

Sobre o Lona das Artes

A Lona das Artes é um espaço de arte, cultura e educação para centenas de jovens em situação de vulnerabilidade econômica. Com a missão de educar e transformar a realidade social de crianças e adolescentes, por meio da arte, a companhia deseja se tornar referência nacional em projetos de educação.

Atualmente, a Lona das Artes integra a Rede Circo do Mundo Brasil e está entre as dez melhores do país. Além da Casa da Bailarina, a instituição possui entre os seus principais projetos: o Circo Social, o Programa de Inclusão Econômica de Jovens (PIEJ), a Profissionalização Artística, dentre outros.

Em 2019, o Instituto Doar classificou a entidade entre as 10 melhores ONG’s do país e, em 2020, concedeu ao Projeto Lona das Artes o selo Doar, que incentiva, legitima e destaca o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras (ONG), na forma de um atestado independente de sua adequação aos Padrões de Gestão, Transparência e Doação (PGTD).

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *