Com foco cada vez maior na mulher e sua diversidade, Onodera investe em transformação estratégica
No mercado há 42 anos, rede de clínicas de estética busca atrair público diverso, incluindo a Geração Z, com nova identificação visual e campanhas que constroem conexão emocional com narrativas envolventes.
O Brasil é um país diverso. Com diferenças que vão de cultura e suas tradições regionais a uma riqueza étnica proveniente da mistura de povos. Procedimentos estéticos, aliados ao bem-estar e autocuidado estão cada vez mais presentes na vida das brasileiras e, com foco em ampliar e atender a mulher e sua pluralidade, a Onodera – rede de clínicas de estética – tem investido em transformação estratégica que inclui nova identificação visual e campanhas de marketing para acompanhar não só o crescimento do mercado de beleza e estética do Brasil, mas também se comunicar com eficácia com diferentes faixas etárias e com distintos estilos de vida e preferências. Ao falarmos em idades, a estratégia da Onodera quer atingir também a Geração Z, que hoje corresponde a 5% dos Top 100 clientes da marca.
Fundada por Edna Onodera, numa trajetória que teve início em uma escola de Judô – história que é contada por ela no livro “Do tatame ao império da Estética” – e, atualmente, com mais de 48 unidades instaladas em pelo menos 10 estados brasileiros, a Onodera faz uma reformulação da marca e também espera expandir sua franquia para mais municípios e estados.
Para alcançar os objetivos, campanhas estão sendo projetadas e voltadas mais para o lado emocional e inspirador, em vez de reforçar apenas os serviços que são oferecidos pela rede pioneira em franquias de clínicas estéticas.
O rebranding está voltado a alcançar diferentes gerações de mulheres, preservando os valores e tradições que a Onodera construiu ao longo dos anos. O tempo não para, o mundo muda, as pessoas estão em busca do novo, da tecnologia e da segurança.
“Faremos esta reformulação, mas manteremos os nossos pilares. A mulher, a segurança, o resultado, a excelência no atendimento e a inovação”, afirma Danielle Magagna, head de marketing da Onodera.
De acordo com Danielle, a última atualização feita pela Onodera foi realizada em 2013. Dez anos depois é o momento de demonstrar que a empresa tem acompanhado todas as novas tendências e tecnologias. “É trazer energia para a marca”, diz.
Ao falar em segurança na realização dos procedimentos, a Onodera tem autoridade. Todos os tratamentos oferecidos pela marca passam, inclusive, pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Próprio. “Tratamentos da moda, se não são seguros para os clientes, a Onodera não lança. Todos os nossos procedimentos são lançados após autorização da Anvisa, da Vigilância Sanitária e por isso mesmo garantimos outros pilares: o resultado e a excelência no atendimento”.
O Brasil possui o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, de acordo com uma pesquisa feita pela empresa Euromonitor International. Perde apenas para a China, Estados Unidos e Japão.
Este mercado tão impulsionado reflete também no mundo das franquias. O segmento de saúde, beleza e bem-estar registrou um faturamento 21,5% maior em 2022, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A Onodera também enxerga este crescimento e solidifica o projeto comercial, voltado para 2024. “Temos expectativas bem agressivas em relação ao crescimento da rede, nível de expansão e em faturamento”, comenta.
A Onodera
A Onodera é a pioneira em franquias de clínicas estéticas no Brasil. Foi fundada há 42 anos, por Edna Onodera, de uma forma curiosa. A inspiração foi a escola de judô do marido, Ikuo Onodera, aproveitando o espaço e nos dias livres de treinos, com oferecimento de aulas de jazz, sessões de massagens e alguns procedimentos de estética.
Com o sucesso da matriz, em 2000, a Onodera passou a operar o sistema de franquias. Somente no primeiro ano, seis unidades foram lançadas. No quarto, já eram 19. E atualmente são mais de 48 clínicas Onodera espalhadas pelo Brasil.
São mais de 70 procedimentos ofertados – que compreendem tratamentos médicos, corporais, faciais, massagens e pós-operatórios.
Todos os procedimentos são realizados por profissionais habilitados, como médicos dermatologistas, por exemplo.
Projeto social Novas Mulheres
A Onodera também está presente nas causas sociais. O “Novas Mulheres” é um projeto social que, desde 2013, qualifica e profissionaliza mulheres em situação de vulnerabilidade, permitindo que elas possam ser inseridas no mercado de beleza e estética. São oferecidas aulas teóricas e práticas com duração de 100 horas/aula.
As quatro melhores notas do curso ainda garantem bolsa para graduação em Estética e estágio na Onodera.
O projeto também possui parcerias com ONGs que disponibilizam acompanhamento psicológico e assistência social às estudantes.