Em Morungaba: Zona rural recebe ações de prevenção a Febre Maculosa e Escorpião

A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, por meio do Departamento de Saúde, tem realizado desde o início do mês de setembro uma série de ações contra a Febre Maculosa e o Escorpionismo principalmente nos bairros da Zona Rural.

Os agentes estão uniformizados e devidamente identificados. O objetivo das visitas é detectar possíveis riscos, prevenir e orientar toda a população.

Ao longo do mês, os agentes prosseguem visitando as casas com o intuito de combater os criadouros. A equipe tem informado sobre sinais e sintomas, além de medidas mecânicas para o combate à febre maculosa.

Vale ressaltar que a prevenção é fundamental. Pequenas ações como manter o ambiente limpo e vedado fazem toda diferença na redução dos riscos. Em caso de picadas de escorpião, a busca por assistência médica é imprescindível para garantir um tratamento adequado e rápido.

Dentre as principais orientações para prevenir acidentes com escorpião é manter jardins e quintais limpos, evitando o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas. Proteger-se também é fundamental, é preciso usar calçados e luvas nas tarefas de limpeza em jardins e quintais.

Regiões de mata e terrenos baldios com mato alto costumam estar infestados por carrapatos, espécie que transmite doenças como a Febre Maculosa, conhecida também como Febre do Carrapato.

Se for necessário entrar em região de mata, use calçado fechado e calça comprida e camiseta de manga longa de cores claras. Ao retornar de áreas com vegetação, verifique imediatamente a roupa e o corpo para remover possíveis carrapatos. Não deixe cães ou gatos circularem próximo aos locais com mato, pois o animal pode trazer carrapatos para sua casa. É recomendado o uso de coleira carrapaticida em cães para prevenir infestações de carrapato.

É importante ressaltar que se tiver febre, após frequentar áreas verdes, é necessário  procurar um serviço de saúde e informar que esteve nessas áreas.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *