Escolas municipais celebram o Dia Mundial do Autismo em Hortolândia

Ao longo deste mês, ação da Prefeitura mobilizará toda a comunidade escolar em torno do tema 

Escolas municipais de Hortolândia uniram esforços para celebrar, neste mês, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que acontece nesta terça-feira (02/04). A data foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007. O objetivo da ação é promover a conscientização e a inclusão de pessoas diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), combater a discriminação e o preconceito e contribuir para a construção de uma sociedade mais acolhedora e inclusiva.

Na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Leni Pereira Prata, no Jd. Novo Ângulo, mais de 100 crianças vestiram camisetas coloridas, nesta terça-feira (02/04), para desfilar formando um arco-íris, representando a diversidade, enquanto um painel sensorial, especialmente montado para a data, trazia informações sobre o autismo. Pais e responsáveis também receberam folhetos informativos no portão da escola. 

Ao longo da semana, estão previstas outras ações temáticas, em diferentes unidades. Nesta terça e quarta-feira (02 e 03/04), na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Fernanda Grazielle Resende Covre, no Jd. Adelaide, os professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado) conduzirão diversas atividades em alusão à data. Cartazes sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo serão afixados e laços azuis, símbolo da campanha, distribuídos. Também será exibido um vídeo com mensagens e fotos dos professores e funcionários sobre a conscientização do autismo e cada aluno da unidade receberá uma fita azul para demonstrar seu apoio à causa.

Na Emef Prof.a Patrícia Maria Capelato Basso, no São Sebastião, a programação incluirá um bate-papo no auditório, seguido da exibição de vídeo direcionado a todas as turmas. Cartazes informativos serão fixados pela escola e os professores receberão sugestões de atividades relacionadas à temática para trabalhar em sala, ao longo da semana. Todos os funcionários e professores usarão camisetas azuis como forma de apoio.

Já na Emef Prof.a Helena Futava Takahashi, no Campos Verdes, haverá roda de conversa, nesta quarta-feira (03/04), com três diferentes depoimentos de pessoas da comunidade escolar sobre o autismo. A Emef Renato Costa Lima, no Jd. Amanda, promoverá, nesta quinta (04/04), uma série de atividades especiais, dentre elas apresentações musicais e palestras. Haverá o seminário TEA Mirim, abordando temas correlatos como diagnóstico precoce, acolhimento às famílias atípicas e importância das terapias para pessoas dentro do TEA. Na ocasião, os estudantes terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e perspectivas sobre o autismo. As atividades serão encerradas com apresentações musicais dos alunos. Uma delas será o “Hino do Autista”, música composta pelo musicista brasileiro Matheus Vasconcelos.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a rede municipal de ensino possui aproximadamente 800 estudantes dentro do espectro autista. Eles são atendidas pelo professor especialista em educação especial duas horas/aula por semana. Para garantir uma abordagem integrada no desenvolvimento da criança, os profissionais de AEE trabalham em colaboração com outros membros da equipe escolar e profissionais tais como professores regulares, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais.

“Sou professora aqui na rede desde de 2009, mas também sou professora em outro município. Vejo que o nosso principal diferencial em Hortolândia está no diagnóstico precoce. Temos esse cuidado de olhar para aquela criança desde muito cedo e entender as características que podem levar a um potencial diagnóstico de autismo e, a partir daí, conversar com as famílias e encaminhar ela para ter essa certeza do diagnóstico logo na Educação Infantil. Fazemos esse trabalho desde muito cedo para que assim que ela chegue no Ensino Fundamental, já tenha tido todo esse suporte anterior, que vai fazer muito a diferença para ela no futuro”, ressaltou a professora de AEE da Emeief Leni Pereira Prata, Carolina de Almeida Miato Sanches. 

“Todas as nossas unidades escolares têm pelo menos uma criança que está dentro do espectro autista e, em todas as unidades, temos o profissional de educação especial. A rede de educação sempre foi uma rede inclusiva, com salas de recursos para atendimento especializado e profissionais preparados, além de trazer esse olhar de sensibilização também para todos os profissionais que trabalham na escola e as famílias. Mais do que apenas sensibilizar, nosso objetivo é trazer a conscientização para a prática dentro da escola, envolvendo todas as famílias, independentemente de terem ou não uma criança com autismo. Essa é a nossa maior proposta quando falamos de educação especial”, ressalta Milena Oliveira, coordenadora de Educação Especial e Inclusiva do Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire. 

Dia Mundial do Autismo 

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007. A data visa a divulgar informações para combater a discriminação e o preconceito contra pessoas diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. O autismo é uma condição caracterizada por dificuldades nas habilidades sociais, comportamentos repetitivos, linguagem e comunicação não-verbal.

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