Vídeo produzido por alunos auxilia ações de combate à dengue dentro da escola

Projeto de Educomunicação tem como objetivo a conscientização no ambiente escolar

O Brasil chegou ao recorde histórico de mais de 1,8 milhões de infecções causadas pelo mosquito da dengue,  o maior número de casos registrados em um ano desde 2000. A conscientização sobre os cuidados é uma das ferramentas importantes de prevenção da proliferação. Neste sentido, a escola ocupa um papel essencial, já que professores, alunos, colaboradores e familiares podem aprender e propagar a mensagem sobre formas de prevenir a doença. 

No Marista Escola Social Ecológica, em Almirante Tamandaré (PR), os alunos utilizaram um projeto de Educomunicação para conscientizar. O vídeo, roteirizado e produzido pelos alunos do 8º ano, trouxe a Chrystiane Dalpra Lambertucci, professora de Ciências como entrevistada. A ideia é que eles busquem essas informações e compartilhem com os alunos. “A internet é uma ferramenta usada pelos alunos, o TVq (Te Vejo na Quinta) é um projeto de Educomunicação que têm como objetivo a aprendizagem por meio de vídeos, disponibilizados no canal do YouTube. Neste período de epidemia do mosquito da dengue, decidimos utilizar esse espaço para também levar essas informações”, revela Naara Melhem, coordenadora pedagógica da unidade que atende crianças e adolescentes gratuitamente. 

Para a professora de Chrystiane Dalpra Lambertucci, a comunidade escolar pode ser impactada por ações dentro e fora da sala de aula. “Podemos realizar rodas de conversa, confecção de materiais informativos, vistorias na área da escola, incentivar que os alunos vistoriem a sua residência e dos familiares também, para conscientização de toda a comunidade. Também  é importante dialogar sobre a importância da vacinação”, reforça. 

Além disso, a escola deve ficar atenta com todos os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito, como água suja e parada, possíveis criadouros do mosquito. Ao mesmo tempo, é necessário incentivar o diálogo junto aos alunos e pais sobre os sintomas da doença. “Iniciativas como o TVq beneficiam os alunos, colegas, familiares e conhecidos. Afinal, quanto mais informações tivermos, mais rápido combateremos essa epidemia”, finaliza a professora. 

O vídeo ‘Combate a dengue’ está disponível no canal do TVq no YouTube 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *