Estudantes do ensino médio podem participar de curso de programação gratuito no ICMC

Inscrições para o projeto Codifique podem ser realizadas até 10 de outubro; também podem se inscrever alunos da USP que desejam contribuir com a iniciativa como monitores

Você está no ensino médio ou conhece alguém que esteja e que tenha interesse, curiosidade ou o sonho de cursar computação? Então, não deixe de participar ou de convidar essa pessoa para fazer parte desta iniciativa: o projeto Codifique, um curso gratuito voltado a ajudar os estudantes do ensino médio a desbravarem o mundo da programação. As inscrições já estão abertas. Para se candidatar a uma vaga, não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre programação, basta preencher, até o dia 10 de outubro, o formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/cd4b9.

O preenchimento do formulário de inscrição não garante a participação no curso, pois o número de vagas oferecidas dependerá de quantos monitores voluntários estarão disponíveis para atender aos inscritos. A organização entrará em contato com os alunos selecionados para confirmar a matrícula através do e-mail fornecido.

As aulas serão semanais e ministradas pelo canal oficial do PET Computação no Youtube, toda quarta-feira, das 14 às 15h10. A primeira aula está marcada para o dia 13 de outubro e a última prevista para o dia 8 de dezembro.

Durante a iniciativa, serão abordados assuntos referentes à lógica e resolução de problemas, conhecimentos que podem facilmente ser aplicados no dia a dia dos estudantes. Os conceitos de lógica básica de programação serão apresentados por meio da linguagem JavaScript. Para acompanhar o curso, os organizadores recomendam que os participantes tenham uma conta na plataforma Discord.

Oferecido presencialmente até 2019 pelo Programa de Educação Tutorial (PET Computação) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o curso chega a sua segunda edição online, após ter sido remodelado para se adequar ao contexto do ensino remoto emergencial.

Seja um monitor – Se você é aluno da USP e quer se tornar monitor voluntário do projeto Codifique, pode contribuir, remotamente, com as atividades oferecidas aos participantes. Para se candidatar, basta preencher, também até dia 10 de outubro, o formulário online disponível neste link: icmc.usp.br/e/cc3d5. Não é necessário ter conhecimentos prévios da linguagem de programação que será utilizada no curso (JavaScript), é preciso apenas saber lógica de programação.

A proposta é que os monitores, além de participarem do projeto tirando dúvidas dos alunos, ministrem aulas do curso. Nesta edição, eles não precisarão corrigir tarefas, mas deverão auxiliar pelo menos uma vez na infraestrutura da transmissão ao vivo das aulas pelo Youtube, seja como moderadores do chat ou como ajudantes na organização da live.

Tanto os monitores quanto os estudantes do ensino médio que participarem do curso receberão um certificado emitido pelo PET Computação. A fim de esclarecer as dúvidas sobre o projeto, a equipe coordenadora preparou um guia com perguntas e respostas, que está disponível neste link: icmc.usp.br/e/617b9

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *