Home office: especialista dá dicas de trazer mais conforto ao ambiente de trabalho

A man is working logo and icon.

Trabalho remoto ganha força durante pandemia de Covid-19 e exige adaptações para manter ambiente confortável e produtivo

Em decorrência da pandemia de Covid-19, que impôs medidas para restringir a circulação e aglomeração de pessoas, muitas empresas tiveram que adotar o home office como forma de trabalho. Como resultado, a procura por projetos relacionados à reforma em ambientes residenciais aumentou.

De acordo com a designer de interiores Andreia Araujo, o home office veio para ficar e foi responsável por diversas adaptações nos últimos dois anos. Com isso, alguns cuidados são necessários para manter o ambiente confortável na hora de trabalhar em casa. 

Segundo a profissional, o cuidado com a postura deve ser um dos pontos de maior atenção durante o home office. Por isso, é importante ter mobiliários adequados, como uma boa cadeira e uma bancada na altura correta.

“A altura da bancada e da cadeira deve permitir com que seu antebraço fique apoiado sobre o teclado ou à mesa. Os joelhos devem estar dobrados em um ângulo de 90 graus, já os pés precisam estar apoiados no chão. A altura da tela do computador também é muito importante, sua cabeça tem que estar ereta, sem que você precise levantá-la ou baixá-la”, explica. 

Cuidados com a iluminação

De acordo com a designer, também é preciso ter cuidados com a iluminação para manter o ambiente agradável, visto que certas cores de lâmpada podem influenciar negativamente na qualidade do trabalho. 

“Procure um ambiente onde você consiga ter bastante luz natural. Caso isso não seja possível, considere trabalhar com iluminações artificiais nos tons mais brancos para que você tenha mais atenção”, comenta.

A profissional recomenda que lâmpadas amarelas sejam evitadas, tendo em vista que a tonalidade, apesar de ser considerada aconchegante, também pode dar uma leve sensação de moleza. 

Home office com crianças e pets em casa

De acordo com Andreia, é possível fazer home office com crianças em casa. Para isso, a profissional sugere que sejam feitas mudanças no ambiente para que os pequenos possam entender que aquele também é o lugar de trabalho dos pais.

“A dica é pintar aquele pedacinho onde está a bancada com uma cor diferente e trazer a psicologia com as crianças. Por exemplo: ‘olha, quando o papai e a mamãe estiverem sentados neste cantinho, com esta cor aqui, é o momento de trabalhar’. Então, é importante a criança entender o limite dela”, diz.

Além de crianças, a designer conta que também é comum a presença de pets no ambiente de trabalho remoto. Desse modo, Andreia recomenda a utilização de métodos que possam distrair o animal.

“Se você mora sozinho, de repente há algum brinquedo que possa prender a atenção do animal. Em casa, quando preciso fazer alguma reunião, a minha cachorrinha Maggie sempre fica na sala, e eu fico no quarto da minha filha, que é o lugar que a gente adaptou para isso”, revela.

Para Andreia, o mais importante é entender que a empresa está sendo adaptada dentro de casa. “Só que, de maneira alguma, você tem que fazer com que isso seja um empecilho, tem que encontrar o equilíbrio para isso. Essa é a minha dica sobre home office”, finaliza.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *