Instalação inédita de realidade virtual chega em Caxias do Sul no FLOW – Festival de Linguagens, Arte e Tecnologia

A Floresta Encantada proporcionará ao visitante uma imersão em realidade virtual no território da floresta Amazônica

Com estreia agendada para o dia 13 de outubro em Caxias do Sul – RS, a Floresta Encantada é uma instalação interativa da 1ª edição do Flow – Festival de Linguagens, Arte e Tecnologia, que convida os visitantes a uma viagem de 10 minutos pelo universo da floresta Amazônica. Por meio dos óculos de realidade virtual e dos controles, o espectador poderá interagir com os personagens e explorar os elementos do ambiente, que fazem referência a aspectos marcantes da cultura, fauna e flora brasileira.

A instalação, desenvolvida pelo duo VJ Suave – dupla de artistas audiovisuais de São Paulo especialistas em arte digital, tem como objetivos principais proporcionar aos visitantes uma conexão com a energia invisível da natureza, um resgate à sua essência cultural e ao autoconhecimento. O projeto propõe a junção entre o contato com a ancestralidade cultural brasileira e a experiência sensorial proporcionada pela tecnologia por meio da realidade virtual. 

O uso da tecnologia para a reflexão

A 1ª edição do Flow busca unir arte e tecnologia para conectar as pessoas aos espaços urbanos com a intenção de transformar sua relação com a cidade em que habitam. Nesse sentido, Cali Troian, idealizadora do projeto, afirma que a experiência digital poderá ampliar as possibilidades de atuação dos artistas e criadores digitais de Caxias do Sul: “Falamos em Inovação e Tecnologia em tempo integral. O ano de 2020 nos mostrou a importância de pensarmos a produção artística e cultural no contexto das tecnologias, especialmente daquelas que oferecem experiências diferenciadas. Caxias do Sul não tem projetos com essa linguagem e realizar o Flow é justamente despertar para este ambiente favorável”.

O festival vai ao encontro do conceito de cidades seguras e sustentáveis e aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável, por isso, a Floresta Encantada é um dos projetos da edição que une esses aspectos com a intenção de proporcionar um olhar para o futuro a partir do contato com a história.

Por meio da experiência com a floresta Amazônica, o Flow propõe reflexões sobre a urgência de cuidados ao meio ambiente. “A Floresta Encantada além de trazer uma experiência diferente em realidade virtual justamente propõe uma conexão com a natureza, pauta urgente e recorrente”, destaca a idealizadora.

A instalação ficará aberta até o dia 17 de outubro na Sala de Teatro Valentim Lazzarotto, junto ao Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul – RS. Atendendo aos protocolos de biossegurança exigidos para a contenção da pandemia da Covid-19, será obrigatório no local: o uso de máscara, o distanciamento social, o acesso individual ao ambiente da Floresta Encantada, assim como o check-in online, que deverá ser feito pelos visitantes. Além disso, será realizada, pela equipe do evento, a esterilização do equipamento de realidade virtual antes e depois do uso.

Os interessados em visitar a instalação já podem adquirir seu ingresso na plataforma do Sympla.

O FLOW é um projeto de Cali Gestão Cultural e Comunicação, financiado pela Secretaria do Estado da Cultura do RS, patrocínio de Sulgás, Magnani e Orquídea. 

O duo VJ Suave

Formado pelos artistas audiovisuais e especialistas em arte digital, Ceci Soloaga e Ygor Marotta, o duo VJ Suave começou suas atividades em 2009 e, desde então, trabalha animação quadro a quadro projetada na superfície urbana, misturando tecnologia com street art.

Com suas obras, o duo propõe um momento único de conexão entre o espectador e a cidade, misturando história animada com vida real. Em seu trabalho mais atual, o duo investiga a nova tecnologia da realidade virtual, misturando animação 3D, programação, áudio espacializado e uma ferramenta de criação de games, por meio da qual os artistas transportam o espectador para outra dimensão onde ele é livre para escolher seus caminhos e ações.

Crédito: Duo Vj Suave Serviço
O que: 
Instalação de realidade virtual Floresta Encantada
Onde: Sala de Teatro Valentim Lazzarotto, junto ao Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul – RS
Quando: 13 a 17 de outubro
Horário: de segunda à sexta-feira, das 14h às 21h
Valor do ingresso: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia entrada
Link para compra do ingresso: https://www.sympla.com.br/instalacao-floresta-encantada—flow-2k21__1331122 

Crédito: VJ Suave

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *