Laurent Guerinaud supera até buraco em Interlagos para vencer as duas provas na abertura da FVee

Piloto Motul/Rokim dá show e faz dobradinha com vitória nas duas provas da 1ª etapa do Campeonato de Fórmula Vee em meio a rompimento da pista na curva do Laranjinha.

Laurent Guerinaud sabia que iria encontrar dificuldades na abertura do Campeonato Paulista de Fórmula Vee. Mas não esperava ter que superar, além de seus adversários, um buraco no meio da pista de Interlagos. Mesmo assim, o atual bicampeão deu show e venceu as duas provas pela 1ª etapa da competição.

O francês e os demais pilotos foram surpreendidos na manhã do último sábado com um buraco de cerca de um metro de abertura e cinco de profundidade no meio da curva do Laranjinha. O local foi parcialmente interditado e a direção da FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo) decidiu manter as competições marcadas para o fim de semana em Interlagos. Todo o trecho até o Pinheirinho ficou sob bandeira amarela, onde era proibido ultrapassar.

“Foi uma situação nova para mim, e acho que para todos também. Mas o buraco ficava fora do traçado da pista, do lado de fora da curva, por isso não atrapalhou tanto. E com a bandeira amarela, todos reforçaram a atenção e o cuidado”, disse Laurent. “Felizmente, correu tudo bem e não houve nenhum acidente.”

A administração do autódromo agiu rápido e tapou o buraco na noite de sábado, logo após o primeiro dia de provas. Uma nova obra, com recapeamento do local, será feita nas próximas semanas, inclusive para atender às exigências para a prova da Fórmula 1, em novembro.

Na pista, Laurent Guerinaud mostrou o talento que o levou a conquistar duas vezes o Campeonato nos dois últimos anos. Na primeira prova, ainda com o buraco no Laranjinha, ele não largou bem e caiu para a quinta posição, más conseguiu se recuperar e venceu com apenas 0s193 de diferença para Lucas Veloso.

“Eu larguei em segundo, mas acabei perdendo posições na arrancada. Tive que brigar muito para chegar até o líder e ainda abrir o espaço suficiente para que ele não consiga pegar meu vácuo na reta final. Acho que essa vitória foi uma das mais disputadas da minha carreira na Fórmula Vee”, disse.

No domingo, o piloto francês repetiu a dose, mas não precisou brigar tanto: a disputa pela liderança acabou quando viu o Lucas Veloso abandonar por problema mecânico e deixar o caminho livre para a vitória, desta vez, mais tranquila, com quase 10 segundos de vantagem.

Assim, Laurent Guerinaud inicia pela primeira vez a competição na liderança. Os seus títulos foram conquistados sempre na última prova. Ele começa o Paulista com 40 pontos, seguido por Renan Casetta com 32. André Suenaga, Gérson Zarpelão e Augusto Santin dividem a terceira posição, com 26.

“Esta é uma situação diferente para mim. Eu sempre tive problemas no início das competições e precisei me recuperar para conquistar os títulos”, afirmou. “Agora, espero ter um pouco mais de tranquilidade ao longo da competição, mas para alcançar o mesmo resultado. Entretanto, não pretendo abaixar a guarda, só aliviar a pressão!”

Com as duas vitórias nesta etapa, Laurent Guerinaud já soma 11 triunfos na categoria. Ele é o sexto piloto mais vitorioso na história recente da FVee, desde que foi retomada no país em 2011. Os pilotos com mais vitórias são Heitor Nogueira e João Pedro Maia, ambos com 25.

O francês também ficou com as vitórias na Máster, para pilotos acima de 40 anos, e lidera à frente de André Suenaga e Augusto Santin, ambos com 34.

A próxima etapa do Campeonato Paulista de Fórmula Vee será nos dias 4 a 6 de março, no Velocitta, em Mogi Guaçu. A FVee volta a Interlagos em abril, nos dias 15 a 17, para a terceira etapa da competição.

Para seguir Laurent Guerinaud no Instagram: @laurentguerinaud

Para saber como competir no Campeonato Paulista de Fórmula Vee e na Copa ECPA, em Piracicaba, além da FVee Open (exclusiva para iniciantes), e também realizar treinos, drive day e aulas de pilotagem, acesse www.fvee.com.br

Resultado da 1ª prova da 1ª etapa do Campeonato Paulista de FVee, sábado (19/2), em Interlagos:
1)         Laurent Guerinaud, 24min20s523

2)         Lucas Veloso, 24min20s716

3)         Gérson Zarpelão Jr, 20min21s028

4)         Renan Casetta, 24min31s626

5)         Augusto Santin, 24min31s979

6)         André Suenaga, 24min37s199

7)         Saulo Soares, 24min52s314

8)         Ara Mendonça, 24min52s974

9)         Daniel Rienda, 24min53s580

10)       Rodrigo Pereira, 24min59s942

Resultado da 2ª prova da 1ª etapa do Campeonato Paulista de FVee, domingo (20/2), em Interlagos:
1)         Laurent Guerinaud, 24min21s752

2)         Renan Casetta, 24min32s408

3)         André Suenaga, 24min40s365

4)         Augusto Santin, 24min40s408

5)         Daniel Rienda, 24min41s781

6)         Gérson Zarpelão Jr, a uma volta

7)         Lucas Veloso, a 4 voltas

8)         Rodrigo Pereira, a 6 voltas

9)         Saulo Soares, desclassificado


Classificação do Campeonato Paulista de FVee após 1 de 8 etapas:
1)         Laurent Guerinaud – 40 pontos

2)         Renan Casetta – 32

3)         André Suenaga – 26

4)         Gérson Zarpelão Jr – 26

5)         Augusto Santin – 26

6)         Daniel Rienda – 19

7)         Lucas Veloso – 18

8)         Saulo Soares – 9

9)         Ara Mendonça  – 8

10)       Rodrigo Pereira – 6

Calendário do Campeonato Paulista de Fórmula Vee 2022:
1ª Etapa: 18 a 20/2 – Interlagos
2ª Etapa: 4 a 6/3 – Velocitta
3ª Etapa: 15 a 17/4 – Interlagos
4ª Etapa: 27 a 29/5 – Interlagos
5ª Etapa: 15 a 17/7 – Interlagos
6ª Etapa: 2 a 4/9 – Interlagos
7ª Etapa: 28 a 30/10 – Velocitta
8ª Etapa: 16 a 18/12 – Interlagos (data a confirmar)

Sobre os patrocinadores de Laurent Guerinaud:

Motul (www.motul.com)

Há mais de 165 anos no mercado mundial, a Motul é uma empresa francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de qualidade para motores de alta tecnologia em diferentes segmentos: carros, motos, pesados, agrícola, náutica, veículos antigos, transmissão, kart e sua vertente industrial, a MotulTech.

A marca, presente no Brasil desde 1992, possui em seu portfólio a linha mais completa de lubrificantes e fluidos para transmissão do Brasil, apoia grandes equipes em competições internacionais como: Dakar, 24 horas de Le Mans (carros e motos), FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP,  IOM TT, IMSA, Rallycross, F1 Boat entre outros.

“A nossa estratégia de investimento no esporte de velocidade permeia diferentes categorias. Temos muito orgulho de apoiar um francês ‘abrasileirado’, como a própria Motul”, comentou Guillaume Pailleret, CEO da Motul Brasil.

Rokim Automotive (www.rokim.com.br)

A Rokim Automotive, fundada em 2012 em São Paulo, importa e comercializa equipamentos automotivos de oficina como, por exemplo, elevadores automotivos. Os produtos da Rokim Automotive se destacam pela tecnologia avançada, porém acessível, que providencia aos usuários a maior segurança e produtividade e o menor custo operacional. Com a homologação de seus produtos por várias montadoras e um pós-venda exemplar, a Rokim Automotive se destaca como líder no mercado das concessionárias e oficinas de alto padrão em todo Brasil. “Vimos no Laurent um grande piloto, apaixonado pelo automobilismo, espelhando os valores da Rokim Automotive, como sempre buscando o melhor de si mesmo”, disse o diretor Lionel Rossignol. “Agora, com essa parceria, nós vamos escrever juntos um novo capítulo da história do automobilismo brasileiro!”

Nobile Assessoria Contábil (https://www.nobilecontabilidade.com.br)

A Nobile é uma empresa de assessoria e consultoria contábil, cujo propósito é ajudar o empreendedor a ter mais tempo para focar naquilo que realmente importa: o seu negócio.

GiPA (www.gipa.eu)

Laurent Guerinaud é diretor de GiPA do Brasil, instituto de referência em inteligência e pesquisas no aftermarket automotivo. A GiPA está presente em 40 países e possui 35 anos de experiência, tem escritório desde o ano 2000 no Brasil, onde se tornou referência em inteligência de mercado no aftermarket automotivo. A maioria das montadoras são clientes da GiPA de Brasil, além de fabricantes de peças de reposição, pneus, lubrificantes, tintas, seguradoras, bancos, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.