MD Papéis alcança o percentual de 66% de uso de material reciclado em sua produção de papelcartão, em 2023

O volume total de resíduos resultante do processo de fabricação do papelcartão também é completamente reprocessado, servindo de combustível destinado a fornos de indústrias de cimento

A MD Papéis, fabricante de papelcartão do Grupo Formitex localizada em Limeira (SP), conquistou um importante marco em sua jornada em prol da produção sustentável de papelcartão. Pautada pelo compromisso contínuo com a responsabilidade ambiental, a empresa alcançou o percentual de 66,6% de uso de material reciclado para a produção bruta de papelcartão.

No decorrer do ano passado, foram fabricadas 37 mil toneladas de papelcartão pela MD Papéis, a partir de 30 mil toneladas de fibras de celulose como matéria-prima. Do total de fibras utilizadas, 20 mil toneladas (66,6%) são provenientes do uso de aparas de papel recicladas pré e pós-consumo e 10 mil toneladas (33%) correspondem às fibras virgens de celulose, o que ratifica a economia circular e a preservação dos recursos naturais como filosofias corporativas dentro da empresa.

Aldinir Nascimento, diretor de Operações da MD Papéis, compartilhou sua satisfação com este novo marco ambiental da empresa. “Estamos extremamente orgulhosos do progresso que alcançamos em nossa busca por práticas sustentáveis. O uso significativo de material reciclado em nossa produção é resultado do nosso esforço contínuo de minimizar o impacto ambiental de nossas operações”, salienta.

E a MD Papéis ainda continua a demonstrar sua dedicação à causa ambiental e engajamento com a economia circular, através da gestão responsável dos resíduos resultantes da produção de papelcartão. Prova disso é que todo o volume resultante do processo produtivo, incluindo os resíduos removidos das aparas de papéis, é destinado a coprocessamento. Em 2023, por exemplo, 1.435 toneladas de resíduos foram reprocessadas e transformadas em energia renovável, em forma de combustível destinado a fornos de indústrias de cimento. 

Para o diretor de Operações da MD Papéis, essa abordagem para a gestão de resíduos da empresa também é exemplo do empenho em encontrar soluções ambientalmente responsáveis. “Transformar resíduos em energia não apenas reduz nosso impacto ambiental, como também contribui para a transição a uma economia de baixo carbono”, afirma Nascimento.

Com uma visão de longo prazo para a sustentabilidade, a MD Papéis reafirma seu compromisso de servir de exemplo ao mercado industrial, adotando práticas que protegem o meio ambiente e promovem um futuro mais verde para as gerações futuras.

Para mais informações sobre as práticas sustentáveis da MD Papéis, visite o site www.mdpapeis.com.br

Sobre a MD Papéis 

Empresa 100% brasileira, A MD Papéis faz parte do Grupo Formitex, presente nos principais segmentos da economia nacional, e atua desde 1945 produzindo papelcartão para os mercados de embalagem, gráfico e editorial.

Com uma produção de 41 mil toneladas de papelcartão ao ano, a empresa utiliza fibras celulósicas procedentes de áreas reflorestadas, além de aparas de papel pré e pós-consumo.

Localizada na cidade de Limeira, no interior de São Paulo, é reconhecida por sua dedicação em oferecer soluções inovadoras e ecológicas para a indústria de embalagens e focada em contribuir com o desenvolvimento humano e o meio ambiente.


Serviço:

Para saber mais sobre a MD Papéis, acesse: https://www.mdpapeis.com.br/ 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *