Para levar mais segurança à comunidade, equipe do Canil da GM ganha viatura própria para ronda em parques de Hortolândia

Diariamente, agentes da força de segurança da Prefeitura percorrem alguma área pública, junto com animais, em ações preventivas e de treinamento dos cães

Quem passeia pelos parques municipais de Hortolândia já deve ter visto a cena: a presença de cachorros em ações diárias de ronda e treinamento, realizadas pela equipe do Canil da GM (Guarda Municipal). O trabalho cotidiano ganhou um reforço: a chegada de uma caminhonete S-10 identificada e adaptada às necessidades dos animais que compõem a equipe: os pastores adultos Ozzy (alemão com malinois) e Ralf (belga-malinois) e os filhotes Órion (pastor) e Bolt (malinois).

Nesta quinta-feira (24/02), a equipe formada pelos agentes Fábio Frank e Patrícia Migliaccio, tutora de Ozzy, esteve pela manhã no Parque Socioambiental Chico Mendes, no Remanso Campineiro. A presença dos cães nas ações da GM leva mais sensação de segurança aos frequentadores e atrai os olhares de adultos e crianças.“Ele é maravilhoso, lindo, bem esperto e rápido. Não estranhou quando eu me aproximei. Esta ação é legal, muito interessante. Traz mais segurança para nós”, comenta a aposentada Sueli Juvelino de Brito, de 60 anos, moradora da Vila Real que passava pelo parque, no período da manhã.

Segundo a Secretaria de Segurança, diariamente, os cachorros participam de treinamento nas proximidades da sede da GM, no Residencial Maria de Lourdes, beneficiando um local por vez. Entre os locais de ronda estão espaços públicos localizados em bairros vizinhos, como o OAPE (Observatório Parque Escola, antigo Creape) e a quadra poliesportiva próxima à farmacêutica EMS, no Jd. Santa Clara do Lago; e o Parque Socioambiental Lago da Fé, no Parque Gabriel. A atividade permite que os animais se adaptem, pouco a pouco, com aspectos importantes, como a própria viatura, o social, o ambiental, barulhos externos de animais e pessoas, aromas, dentre outros. Deste modo, eles podem treinar habilidades como foco, obediência ao comando, aspectos lúdicos, percepção de cheiros (arma de fogo, cocaína, crack e outros entorpecentes).

O canil da GM Hortolândia foi criado no final de junho de 2020. Todos os cães da GM foram doados à Prefeitura. O alojamento dos animais fica na sede da corporação, na Rua Odenir Padovani, 260, no Residencial Maria de Lourdes, próximo à indústria farmacêutica EMS. A equipe do Canil é formada por seis agentes treinados: quatro patrulheiros, um treinador e um coordenador.

Quem precisar de serviços da Guarda Municipal poderá solicitá-los e também realizar denúncias, a qualquer hora do dia ou da noite, pelos telefones 153 ou 0800-111-580.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *