Prefeitura de Morungaba reúne equipes escolares para treinamento com PM
A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba reuniu os professores e funcionários da rede municipal de ensino na manhã desta quinta-feira (13/4) para participarem de um treinamento de segurança nas escolas. A ação foi promovida devido à tentativa de ataque aos alunos da EMEF Prof. Irineu Tobias, na última quarta-feira (12/4).
Os policiais militares Villas Boas e Pierre recomendaram diversas ações para a segurança das escolas. Dentre alguns pontos citados está a questão de identificar os possíveis agressores em potencial.
Observar, por exemplo, alunos que têm se envolvido com vandalismo contra o patrimônio público e realizar a devida orientação e abordagem, sob o ponto de vista pedagógico que a própria escola adota. Segundo o PM Villas Boas é importante também que os pais mais afastados sejam incentivados a se aproximar da vida escolar de seus filhos.
Uma das orientações foi quanto ao compartilhamento de notícias falsas (fake news) nas redes sociais. Quando compartilhadas, as notícias falsas fazem com que as famílias e toda a comunidade escolar acabem, sem ter a intenção, motivando o surgimento de novos casos.
Outro ponto abordado durante o treinamento foi como se comportar em uma situação como a que ocorreu na última terça. Os PMs falaram sobre a defesa estratégica que os profissionais da escola podem adotar para proteger as crianças, de forma que seja levada em conta a planta da escola, o número de salas, as saídas de emergência.
“Usar estrategicamente uma sala para resguardar os alunos pode ser uma alternativa. Temos de estar atentos para utilizar os meios que já existem para se defender e não usar meios como faca, arma de choque, gás pimenta. Não devemos criar violência para combater a violência e sim usar a inteligência e os recursos disponíveis para combater este tipo de crime”, disse o PM Villas Boas.
Participaram do evento mais de 300 profissionais da educação, entre professores, funcionários administrativos, coordenadores, diretores e gestores, além do vice-prefeito Luis Fernando Miguel, dos vereadores Ramon Moraes e Rogério Fanchim, e do assessor de gabinete Paulo Marine.
MEDIDAS EM ANDAMENTO
Até esta sexta-feira (14/4), as aulas na rede municipal de ensino estão suspensas e enquanto isso, além das orientações da manhã de hoje, a Prefeitura de Morungaba está tomando diversas medidas para prevenir e coibir qualquer ato de violência dentro das escolas.
A prefeitura está convocando os guardas patrimoniais classificados no concurso público que já começarão a atender as escolas municipais.
Foi aprovado por unanimidade na noite de ontem (12/4), o Projeto de Lei Complementar nº 4/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal, que cria 20 vagas de guardas patrimoniais no quadro permanente da prefeitura. O projeto já estava em trâmite antes mesmo do ocorrido na terça (12). Os guardas patrimoniais serão exclusivamente disponibilizados para a ronda e segurança nas escolas.
O prefeito de Morungaba, Marco Antonio de Oliveira, informou que serão colocados mais 6 policiais contratados pela Prefeitura por meio do convênio da Atividade Delegada exclusivamente para policiamento ostensivo e ronda escolar. Ao todo serão 10 PMs, da Atividade Delegada, além dos 4 PMs do efetivo local que fazem a ronda.
Também já estão em andamento as aquisições de equipamentos para o sistema de monitoramento por câmeras e alarmes para as unidades escolares a fim de coibir a criminalidade, além da iluminação por LED em oito bairros da cidade.
—