Secretário de Agricultura de SP assegura a Leitinho tramitação de pedido de cessão de prédios do IZ

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

Menos de três meses após a visita do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Itamar Borges, à cidade, o prefeito de Nova Odessa Cláudio José Schooder, o Leitinho, conversou novamente nesta quarta-feira (06/10) sobre a cessão de prédios do IZ (Instituto de Zootecnia) para uso por órgão do Município. Em ambos os casos, a Prefeitura se compromete, em contrapartida, a promover a recuperação, manutenção e segurança dos imóveis.

Leitinho esteve nesta quarta na sede da pasta, em São Paulo. Participaram, além do secretário Itamar Borges, o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) Sergio Luiz dos Santos Tutui, e o assessor municipal de Cultura e Turismo, Cadu Pinotti Junior. Ao telefone, estava o diretor do IZ, Enilson Geraldo Ribeiro.

O prefeito novaodessense também aproveitou a viagem a São Paulo para formalizar um novo pedido de parceria com o órgão do Governo do Estado para serviços e obras de manutenção de estradas rurais da cidade (a Eduardo Silva e a Soldados Constitucionalistas), e reforçou o pedido para cessão de uma segunda área do Instituto, na zona rural da Fazenda do Estado.

“Foi uma reunião muito produtiva. O secretário chamou seus assessores para conversar com a gente, para acelerar os trâmites burocráticos, mas já está tudo bem encaminhado agora, tanto no caso do prédio técnico com 69 salas ociosas situado na sede do IZ, atrás da Diretoria, quanto sobre a área da antiga ‘Seriarte’, na Fazenda do Estado”, adiantou Leitinho.

No último dia 17/07, o prefeito havia entregado pessoalmente ao secretário de Agricultura e Abastecimento os ofícios com os pedidos de cessão de prédios e áreas do IZ para uso do Município. Em ambos os casos, os imóveis encontram-se atualmente vagos, sem uso pela instituição de pesquisa.

Os imóveis que devem ser cedidos ao Município são o antigo prédio técnico situado na sede do Instituto, com acesso pela Avenida Carlos Botelho, cujo complexo pode abrigar diversos setores da Prefeitura – ou mesmo uma instituição de Ensino profissionalizante atualmente sendo buscada pela gestão municipal, duas residências na Vila Azenha, que devem abrigar a Defesa Civil Municipal, e outros três imóveis no Centro, para outros setores municipais.

“A cessão seria boa para o IZ também, principalmente para os funcionários, porque revitalizaríamos o prédio e teríamos mais gente circulando, servidores da Prefeitura, trazendo mais segurança”, acrescentou Leitinho.

‘SERIARTE’

Já o segundo pedido, reforçado nesta quarta, é pela cessão de uma área rural que servirá como novo abrigo de animais. Trata-se, neste caso, da antiga Unidade de Reprodução Animal, também conhecida como “Seriarte”, situada na margem direita do Ribeirão Quilombo, após a ponte sobre o rio. O abrigo será mantido pela AAANO (Associação dos Amigos dos Animais de Nova Odessa).

“A entidade protetora que abriga hoje mais de 500 animais, e como a cidade cresceu muito nos últimos anos sem planejamento, os bairros ‘chegaram’ ao canil, o que gera uma certa perturbação. E a antiga Seriarte seria o local ideal para reformarmos e fazer um novo canil para a AAANO, que foi fundada há 26 anos por dois pesquisadores do IZ”, explicou o chefe do Executivo ainda em julho.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *