Sinduscon-SP: 2022 deverá ser positivo para a construção

Mesmo com adversidades, dados de 2021 apontam crescimento do setor

Apesar da turbulência que marcará 2022 – tanto do ponto de vista econômico, quanto político -, há sinais de que o período não será ruim para as construtoras. “Nosso setor precisará lidar com dificuldades como custo dos reajustes salariais e escassez de mão de obra qualificada”, afirmou o presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, em coletiva de imprensa on-line da entidade, nesta quinta – 13 de janeiro.

Para Senra, não aconteceu o 2021 marcado pela retomada robusta da economia e da atividade do setor pós-pandemia, e pelo avanço de reformas estruturais necessárias à atração de investimentos. “Mesmo assim, apesar de todas as dificuldades, como o aumento abusivo dos preços dos materiais de construção, a indústria da construção resistiu, incrementou sua atividade e gerou novos empregos”, destacou.  

Em relação ao que esperar para 2022, o vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan, lembrou que as construtoras têm contratos para manter um bom nível de atividades no ano, deve haver ainda um relativo reforço por conta das concessões em infraestrutura, e reflexos nas obras de infraestrutura em diversos Estados por conta do ano eleitoral.

PIB

A perspectiva é de um crescimento do PIB da construção acima do esperado para o PIB nacional, sendo ainda maior para as empresas do setor, com reflexo positivo no aumento do emprego. A expectativa para o crescimento do PIB da construção para 2021 é de 8% e de 2% para 2022. As projeções foram apresentadas por Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do FGV/Ibre (Instituto de Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).

Entre as questões que merecem especial atenção em 2022 no cenário econômico estão: a queda da renda real, a elevação das taxas de juros, a redução do ritmo de atividade e a maior percepção de risco e incerteza.

Em relação ao emprego, espera-se que a taxa de crescimento anual em 2022 seja 4,4%, o que representará mais de 110 mil postos, de acordo com os dados apresentados.

A indústria da construção brasileira abriu 12.485 empregos em novembro (+0,52%). No ano, o setor criou 298.695 postos de trabalho com carteira assinada (+14,18%).  Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e foram divulgados em dezembro, pelo Ministério do Trabalho e Previdência. 

Sobre o SindusCon-SP

O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.


Roncon & Graça Comunicações
Jornalistas: Edécio Roncon / Vera Graça

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *