Vice-prefeito Mineirinho representa Nova Odessa na reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

O vice-prefeito de Nova Odessa Alessandro Miranda, o Mineirinho, participou na última terça-feira (21/09) da reunião mensal do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), realizada na Faculdade de Educação Física da Unicamp, em Barão Geraldo. Mineirinho representou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, que se encontra em viagem oficia a Brasília em busca de recursos e programas para Nova Odessa.

“Foi um encontro muito proveitoso, em que discutimos diversos temas de interessa das prefeituras e da população da Região Metropolitana de Campinas como um todo, que são quase 3 milhões de pessoas. A RMC é a sétima metrópole mais importante economicamente do Brasil, e responde por cerca de 3% do PIB (Produto Interno Bruto) – e Nova Odessa está no ‘coração’ desta metrópole”, comentou o vice-prefeito Mineirinho.

Na abertura, o reitor da Unicamp, Antônio José de Almeida Meirelles, falou sobre a importância da Universidade para a região metropolitana e o quanto pode contribuir. Na pauta do 226º encontro mensal dos representantes das 20 cidades da metrópole com integrantes do Governo do Estado de São Paulo constavam itens como o andamento do Programa Reconecta RMC, explicado pela Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura Municipal de Campinas.

Os presentes também tiveram informações sobre o Programa “Cultura Ativa”, prestadas pelo coordenador da Câmara Temática de Cultura da RMC, Evandro Félix Carneiro, e um panorama das atividades do 10º Fórum Internacional de Educação, feito pela coordenadora da Câmara Temática de Educação da RMC, Claudicir Picolo.

Houve também uma apresentação do Fórum Internacional de Sustentabilidade pela Diretoria Executiva da Agemcamp (Agência de Desenvolvimento da RMC, que atua como braço executivo do próprio Conselho), feita pelo diretor Odair Dias.

A Agemcamp tem por finalidade integrar a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum na Região Metropolitana de Campinas, composta pelos municípios de Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

PANDEMIA E PDUI

A pauta trouxe ainda uma discussão sobre as ações conjuntas de enfrentamento à pandemia da Covid 19 na RMC, incluindo ações emergenciais para a concessão de benefícios às famílias e indivíduo em situação de vulnerabilidade social, detalhada pelo coordenador da Câmara Temática de Assistência Social da RMC, Hélio Ribeiro. Os prefeitos e representantes das cidades aprovaram ainda o calendário de Audiências Públicas do PDUI (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Integrado) da RMC, atualmente em elaboração.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *