A pauta é: “52 Anos do Incêndio do Edifício Andraus: Uma reflexão sobre segurança e memória”

24 de fevereiro de 1972

O incêndio do Edifício Andraus é um dos eventos mais marcantes e trágicos na história da cidade de São Paulo. Neste sábado, 24 de fevereiro, a memória dessa catástrofe completa 52 anos, um momento de reflexão sobre segurança, prevenção e as vidas que foram impactadas.

Localizado na região central de São Paulo, na esquina da Avenida São João com a Rua Pedro Américo, o Edifício Andraus, com seus 32 andares, era um ícone da arquitetura moderna e um símbolo do dinamismo econômico da cidade na época. No dia 24 de fevereiro de 1972, um grande incêndio irrompeu no prédio, deixando um rastro de destruição e causando a morte de 16 pessoas, além de ferir mais de 300. O fogo, que teve início devido a uma falha elétrica, espalhou-se rapidamente, engolfando o edifício em chamas e fumaça, dificultando os esforços de resgate e evacuação.

O incêndio do Andraus não apenas chocou a população de São Paulo, mas também serviu como um alerta para todo o país sobre a importância das normas de segurança e prevenção contra incêndios em edificações de grande porte. A tragédia precipitou mudanças significativas na legislação, incluindo a implementação de normas mais rígidas para o projeto, construção e inspeção de edifícios, bem como a adoção de sistemas de segurança mais eficazes, como detectores de fumaça, sprinklers e rotas de evacuação claramente marcadas.

Cinquenta e dois anos após o incidente, o aniversário do incêndio do Edifício Andraus é uma oportunidade para relembrar as vítimas e refletir sobre as lições aprendidas. Este evento histórico continua a enfatizar a necessidade de vigilância constante e aprimoramento contínuo das medidas de segurança em edificações para garantir a proteção da vida humana.

A memória do incêndio do Andraus permanece viva na consciência dos paulistanos e de todos os brasileiros como um lembrete da fragilidade da vida e da importância de priorizar a segurança acima de tudo. Enquanto homenageamos aqueles que foram afetados por essa tragédia, reiteramos nosso compromisso com a prevenção, educação e inovação para evitar que eventos semelhantes ocorram no futuro.

Fevereiro em Chamas é um livro dramático e revelador, o jornalista Adriano Dolph percorre um longo caminho relembrando as três tragédias que abalaram o Brasil no mês de fevereiro. Com uma abordagem humana, sensível e jornalística, mostra a dor de familiares; ecos, cicatrizes e consequencias dos incêncios, contando histórias de força e persistência. Dolph conduziu ainda uma grande investigação sobre o tema, percorrendo arquivos de fóruns, jornais, corporações e até da Ditadura Militar.

Devido à abordagem documental, a obra literária ganhou uma segunda fase, agora em formato de audiovisual em um canal na internet. O documentário apresentado em série traz uma abordagem ampla e que abre espaço para novos registros, agora em audiovisual vídeos inéditos.

O documentário reúne imagens de arquivo, entrevistas e reconstruções históricas. Segundo Adriano, “a nova fase do projeto oferece uma experiência visual e sensorial que complementa a narrativa do livro, cruza as barreiras da proposta literária, que aborda os três maiores incêndios ocorrido em São Paulo e no mês de fevereiro.”

Fevereiro em Chamas também está disponível no YouTube  (@fevereiroemchamas) e também no Spotify – Edifício Joelma – 50 anos em busca da verdade.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *