Equipe técnica da APAE comemora com a inserção de 17 jovens no mercado de trabalho

As técnicas da APAE, responsáveis pelo Programa Mundo do Trabalho, estão felizes com os resultados conquistados ao longo do ano. Ao todo foram inseridos 17 assistidos, dobrando a meta da ISO 9001, que estabelece um total de oito inserções por ano.

Logo no início do ano aconteceu uma inserção de um jovem, que foi contratado como empacotador, ele tinha um objetivo de tirar sua carteira de habilitação e hoje dirige pela cidade de Valinhos com total autonomia. Em abril mais um assistido contratado como empacotador hoje com um ótimo desempenho na sua função. 

A equipe da Assistência, integrada pelas técnicas Viviane Moura (Psicóloga), Diane Dominguez (Terapeuta Ocupacional) e Alessandra Forner (Assistente Social), responsáveis pelo Programa Mundo do Trabalho, prepararam mais 15 jovens, na faixa etária de 17 a 25 anos, com deficiência intelectual ou múltipla e TEA (Transtorno do Espectro Autista) e toda quinta-feira, os jovens vinham na APAE no período da manhã, para o treinamento. A grande surpresa é que eles nem haviam terminado o curso e a maioria foi contratada por uma empresa parceira no distrito industrial de Vinhedo.

Durante o curso, os jovens aprendem atividades voltadas para o desenvolvimento pessoal, habilidades básicas, saber pensar; competências para o trabalho, saber fazer e competências específicas, saber agir, que lhe garantiram igualmente oportunidades. 

Viviane Moura destaca “Os 17 jovens inseridos então em atuação em diversos setores como: produção, logística, auxiliar de RH, repositor assistente, assistente de restaurante, planejamento e controle de produção, embalador, auxiliar administrativo júnior, empacotador, entre outros. Alguns dos assistidos foram promovidos por terem desempenhado suas funções com excelência, outros, buscaram novos desafios e oportunidades e usaram sua autonomia para participar de novos processos seletivos onde foram aprovados”.

Para as técnicas Alessandra Forner e Diane Dominguez, esses exemplos mostram que todos os objetivos do curso de capacitação para o Mundo do Trabalho foram alcançados e os jovens foram além das expectativas.

“É isso que nos motiva e nos faz continuar focadas em nosso objetivo que é alcançar cada vez mais um número maior de empresas que se abram para a contratação de pessoas com deficiência não só por obrigação de cumprir cotas do Ministério do Trabalho, mas que reconheçam as potencialidades e habilidades que essas pessoas têm para oferecer”, completa a coordenadora da Assistência Andréia Gomes de Araújo.

Legenda

Equipe Técnica: Diane Dominguez, Terapeuta Ocupacional, Alessandra Forner, Assistente Social e Viviane Moura, Psicóloga. 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *