Na contramão da crise, Bar do Pico adota filosofia industrial na administração e revisa preços para baixo

Estabelecimento de Sumaré inova gestão com implantação do conceito Lean Thinking, consegue aumentar a produtividade e reduzir custos

O Bar do Pico, um dos mais tradicionais de Sumaré, caminha na contramão da inflação. Após adotar o conceito Lean Thinking, uma filosofia amplamente conhecida no meio industrial, o bar conseguiu ajustar processos que resultaram em aumento da produtividade e redução de custos. Com a economia gerada, diversos preços do cardápio estão sendo revisados para baixo. Em alguns itens a redução deve chegar a 18%.

Com a crise imposta pela pandemia, o proprietário do bar, Vado Perissinotto, que durante anos atuou na indústria automotiva, foi buscar na experiência industrial meios para aumentar a produtividade no seu negócio. E em 2021 implantou o conceito Lean Thinking.

“O termo lean, que pode aparecer na indústria e na literatura de várias formas como lean manufacturing, por exemplo, surgiu no Japão do pós-guerra através de Taiichi Ohno e Eiji Toyoda. Trata-se de uma filosofia que maximiza os valores do cliente e reduz os desperdícios passando a entregar mais com menos. Essa cultura, que ajudou a reconstruir, em tempo recorde, um Japão completamente devastado pela guerra, hoje, coloca companhias inteiras em outro patamar em termos de qualidade e produtividade”, explica Vado.

As principais ações implantadas no Bar do Pico foram concentradas nos processos internos, como o controle de estoque, mas em alguns casos também atingiu fornecedores. “Desenvolvemos MEIs (Microempreendedores Individuais) que produzem receitas padronizadas em regime Pull Production. O MEI mantém um estoque mínimo baseado num plano de vendas e, à medida que vamos fazendo os pedidos, ele vai repondo no estoque. Isso traz o benefício de comprarmos somente o que precisamos, então, novamente, protegemos o nosso capital de giro e damos ao fornecedor a oportunidade de ganhar tempo produzindo apenas o necessário”, comenta. “Com isso temos os itens em casa em porções e congelados, o que nos poupa do tempo de fabricação e gerando ganhos de mão de obra. O tempo de preparação de um prato de comida de boteco cai absurdamente e o cliente fica satisfeito com a velocidade e com esse atendimento diferenciado”, completa.

O Bar do Pico nasceu em janeiro de 2018 com proposta de entretenimento através de atendimento, gastronomia e programação musical de qualidade para Sumaré e região. A casa traz decoração rústica e lembra os velhos casarões de Paraty e Ouro Preto, além de resgatar a memória cultural da cidade e do Maestro Dorival Gomes Barroca, o Pico. “Eu queria contar a história da nossa cidade e resolvi fazê-lo através dessa homenagem ao maestro e de fotografias espalhadas por todo o ambiente”, diz Vado.

No ano passado, o Bar do Pico foi duplamente premiado no Festival Brasil Sabor de 2021: melhor prato pela iguaria Jiló Recheado e melhor atendimento de salão. Para este ano, um novo prato já está sendo cuidadosamente criado para encantar os clientes e fazer bonito no festival.

Serviço:

Bar do Pico

Rua Marcelo Pedroni, 536, Centro, Sumaré.

WhatsApp: 9 9671 6386

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *