Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA) abre inscrições para cursos em Amparo-SP

Serão mais de 60 vagas gratuitas para aulas de instrumentos para crianças, jovens e adultos entre 10 e 60 anos; os interessados devem preencher formulário entre os dias 14 e 26 de fevereiro

A Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA), com sede em Amparo-SP, recebe entre os dias 14 e 26 de fevereiro, as inscrições para o terceiro ano do projeto de iniciação musical. As aulas são gratuitas e voltadas para crianças, jovens e adultos, entre 10 e 60 anos de idade.

O curso, inviabilizado em 2021 devido à pandemia da covid-19, oferece neste ano cerca de 60 vagas para o aprendizado teórico e prático de instrumentos.

São 32 novas vagas destinadas ao curso de violino e viola de arco e outras oito para violoncelo. Além disso, 19 vagas serão preenchidas pelos alunos que fizeram parte do projeto integralmente em 2020.

Os candidatos interessados devem preencher o formulário online disponível no link https://forms.gle/bzprRHeSSYVeJX7P6 a partir de segunda-feira (14) até o dia 26 de fevereiro, um sábado.

INSCRIÇÃO PRESENCIAL

Ainda há opção de o candidato realizar inscrição de forma presencial nos dias 18 e 19 de fevereiro. Para isso, basta comparecer à secretaria da Paróquia de São Sebastião, na rua Dr. Coriolano Burgos, s/n, bairro Ribeirão, em Amparo-SP.

O atendimento começa na sexta-feira (18) em dois períodos: das 9h às 11h30 e das 13h às 17h30. Depois, prossegue no sábado (19), das 8h às 12h. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail [email protected], pelo telefone (19) 9.8849-6226 ou pelas páginas oficiais da OJOCA nas redes sociais Facebook, (@o rquestrajovemcircuitodasaguas) e Instagram  (@ojca_amparo).

SOBRE O CURSO

O programa do curso de iniciação musical da Orquestra Jovem Circuito das Águas, em 2022, prevê aulas exclusivamente aos sábados. Os alunos serão divididos em turmas, de acordo com o instrumento escolhido. Serão três horas de atividades no período das 9h às 13h30.

Os grupos serão formados por até oito pessoas para os cursos de violino e viola de arco e quatro alunos para o aprendizado de violoncelo.

A grade curricular inclui aulas de instrumento, prática orquestral e educação física para músicos, atividade que será desenvolvida no formato online. O local das aulas presenciais será definido nos próximos dias.

Todos os protocolos de saúde de prevenção à covid-19 estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e pela Secretaria de Saúde de Amparo serão cumpridos durante as aulas presenciais.

Entre as principais recomendações estão o uso obrigatório de máscara, uso de álcool em gel e o distanciamento seguro entre alunos e professores.  

PROCESSO DE SELEÇÃO

Como em anos anteriores, os candidatos menos favorecidos economicamente terão a prioridade em utilizar os instrumentos pertencentes ao projeto, disponíveis em número limitado. As demais vagas serão preenchidas por quem já tem o equipamento necessário.

Além do fator socioeconômico, candidatos residentes em cidades próximas a Amparo e a ordem de inscrição são critérios de desempate no caso do número de inscritos ser maior ao de vagas disponíveis. Uma lista de espera também será elaborada para substituir eventuais alunos desistentes. 

Após o término das inscrições, a coordenação do projeto Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA) entrará em contato com os candidatos para confirmar participação da primeira reunião. O encontro acontece no dia 5 de março, em local ainda indefinido, para apresentação do plano letivo e confirmação da matrícula.

O candidato que não comparecer irá automaticamente para o final da lista de espera. A regra também vale para quem não preencher o formulário de inscrição de forma correta.

O objetivo do processo de seleção é reconhecer os candidatos que demonstrem maior interesse pelo aprendizado musical. Para fazer parte do programa desenvolvido pelo OJOCA não é necessário conhecer música ou dominar as técnicas instrumentais.

Por isso, os alunos classificados que tenham algum conhecimento teórico e prático de música ou instrumento serão avaliados por meio de um teste no dia da matrícula. A medida é necessária para a divisão dos grupos.

PROJETO OJOCA

A Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA), idealizada a partir da Orquestra Circuito das Águas (OCA), foi criada em 2019 com o objetivo de trazer o aprendizado de música para a população de Amparo-SP e região.

O projeto, dirigido por Diego Mozer, produtor cultural e músico, e por Joel Brandão, violinista e professor de música, foi viabilizado este ano pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da lei de incentivo do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Serviço
 
Projeto Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA)
Inscrições online: 14 a 26 de fevereiro
Onde se inscrever:
Link https://forms.gle/bzprRHeSSYVeJX7P6 
Inscrições presenciais: 18 e 19 de fevereiro, sexta-feira e sábado
Secretaria da Paróquia São Sebastião
Endereço: Rua Dr. Coriolano Burgos, s/n, Bairro Ribeirão, Amparo – SP
Participação: Gratuita
Idade: 10 a 60 anos curso de instrumentos
Informações:
Telefone: (19) 9.8849-6226
E-mail:[email protected]
Facebook: @orquestrajovemcircuitodasaguas
Instagram: @ojca_amparo

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *