Projeto Oficinas de Música Caipira busca vozes adultas para coral

Ensaios gratuitos acontecem às quartas-feiras à noite no distrito de Joaquim Egídio

Desde 2017, alunos da Escola Estadual Francisco Barreto Leme, em Joaquim Egídio, distrito de Campinas (SP), podem participar de aulas gratuitas de violão e viola caipira, no contraturno escolar. A oportunidade é oferecida pelo projeto Oficinas de Música Caipira, que conta também com a oficina de Divertimentos Musicais, em que os alunos vivenciam a música através de jogos e atividades que auxiliam o aprendizado dos instrumentos.

Estas três atividades são voltadas exclusivamente para os alunos da escola, mas há também um coral, para vozes de todas as idades, aberto à participação de qualquer interessado, sem necessidade de experiência prévia. Homens e mulheres que desejem cantar podem entrar em contato pelo whatsapp (19) 98155-7774 ou pelo Facebook @oficinasdemusicacaipira. Os ensaios ocorrem às quartas-feiras, às 19h30 e são ministradas pelo professor e regente Jairo Silveira. Além dele, a equipe de professores conta com João Paulo Amaral, professor de viola caipira e coordenador artístico, e Ricardo Matsuda, professor de violão.

O repertório de todo o trabalho é voltado para a valorização da tradição da música caipira de raiz na região. A icônica “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, por exemplo, virou um vídeo reunindo alunos e professores do projeto, com trechos gravados pelos próprios participantes no período de isolamento e aulas virtuais, e trechos gravados após o retorno das aulas presenciais, no fim de 2021. O vídeo está disponível neste link: https://youtu.be/jH-2neWdioI

Com patrocínio da Aviagen, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Oficinas de Música Caipira é uma idealização da Kalithéa, empresa do mesmo grupo da Direção Cultura, que desde 1999 presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos.

Sobre a Direção Cultura

Sediada em Campinas, desde 1999 a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, os projetos do grupo – que inclui também a empresa Kalithéa, em São Paulo – alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.

Sobre a Aviagen

Desde 1923, a Aviagen tem sido a empresa global preferida em genética avícola, com a missão de ajudar seus clientes – produtores mundiais de carne de frango – a fornecer uma proteína saudável e sustentável para suas comunidades em constante crescimento. Aplicando seus valores corporativos de “Breeding Sustainability”, a Aviagen implementa ferramentas que promovem a produção comercial de frangos com foco no meio ambiente e na responsabilidade social, além do benefício econômico dos produtores, ao mesmo tempo em que promove o rendimento, a saúde e o bem-estar das aves.

Para satisfazer as diversas demandas de mercado, a Aviagen oferece um completo portfólio de reprodutoras sob as marcas Arbor Acres®, Indian River® e Ross®. O Rowan Range® e o Specialty Males® têm como objetivo o crescimento mais lento e são indicados para nichos específicos de mercado. A sede da Aviagen fica em Huntsville, no estado americano do Alabama, e detém operações no Reino Unido, Europa, Turquia, América Latina, Índia, Austrália, Nova Zelândia, África e Estados Unidos, além de joint ventures na Ásia. A empresa tem aproximadamente 8.000 colaboradores e atende a clientes em 100 países.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *